A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou, esta segunda-feira, em comunicado, para o agravamento das condições meteorológicas no Norte de Portugal nas próximas 48 horas.

Os dados, concedidos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), mostram que o mau tempo terá início na tarde de terça-feira, 5 de março, e deve estender-se até quarta-feira.

As autoridades alertam para a probabilidade de vento com rajadas até 80km/hora e aguaceiros que podem vir acompanhados de granizo e trovoadas. A agitação marítima também será intensa, com ondas que podem atingir os 5 metros de altura.

Mais a Norte, na Serra do Gerês, espera-se que haja queda de neve acima de 1200/1400 metros de altitude.

A ANPC recomenda “especial cuidado na circulação junto da orla costeira” e que não se pratiquem “atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima”.

A Proteção Civil alerta os condutores, para que tenham atenção à “formação de lençóis de água nas vias” e que a população evite a “circulação e permanência junto de áreas arborizadas”, estando atenta à possibilidade de queda de ramos e árvores, “em virtude de vento mais forte”.

Em caso de emergência, é aconselhável contactar o 112 ou, no caso do município do Porto, o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto através do número 225 073 700.

Artigo editado por Filipa Silva