Foi aprovada esta quinta-feira em Conselho de Ministros a resolução para a criação de uma agência espacial portuguesa. A Portugal Space vai formar-se através da associação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) com a Agência Nacional de Inovação, uma entidade da área da Defesa Nacional e uma outra a indicar pela Região Autónoma dos Açores. O projeto vai ainda contar com o apoio da Agência Espacial Europeia.

A Portugal Space, inserida na execução da estratégia “Portugal Espaço 2030”, vai ter sede na ilha açoriana de Santa Maria. Está também prevista a construção de uma base de lançamentos de microssatélites para pôr em marcha o programa “AZORES International Satellite Launch Programme” (AZORES ISLP).

Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, anunciou em dezembro de 2018 à Lusa que a ideia da agência espacial passa por “dinamizar novas indústrias, novas empresas e criar emprego qualificado em Portugal”, através do fabrico e lançamento de pequenos satélites.

Segundo o calendário do AZORES ISLP, o lançamento dos primeiros satélites está previsto para a primavera ou verão de 2021. O próximo passo é a decisão do consórcio que vai colaborar no projeto, que deve ser conhecida em abril.

O Estado vai investir, por intermédio da FCT, entre 500 mil e um milhão de euros para o arranque da agência. O objetivo é que o projeto atraia investimento de empresas e financiamento europeu. Manuel Heitor espera atingir com a Portugal Space a meta prevista para 2030 de mil postos de trabalho no setor e um investimento de 400 milhões de dólares. O setor aerospacial português fatura atualmente 40 milhões de euros por ano.

Artigo editado por Filipa Silva