Com o objetivo de envolver os estudantes nas eleições europeias de 26 de maio e reforçar a importância do exercício do direito ao voto, o Sindicato de Jornalistas (SJ) e o Parlamento Europeu firmaram um acordo que, entre outras coisas, prevê a realização de um ciclo de seis conferências a realizar até maio, em universidades e politécnicos portugueses. A Universidade do Porto (UP) recebe a próxima, já na segunda-feira.

“É importante fazer com que as pessoas discutam a Europa, nomeadamente, os jornalistas e os estudantes de Jornalismo”, declarou Sofia Branco ao JPN.

A associação do SJ com o Parlamento Europeu é uma “estreia”, que já conta com uma série de atividades em curso: “Fizemos um site, realizamos um debate sobre o discurso do ódio e também estamos a pedir a jornalistas para fazerem vídeos de apelo para que as pessoas votem”, explicou Sofia Branco.

Do rol de iniciativas faz também parte a plataforma digital destavezeuvoto.eu através da qual estão reunidos voluntários de todos os países da União Europeia que utilizam as redes sociais para a promoção e organização de eventos sobre as próximas eleições europeias.

Sobre as conferências, a presidente do SJ referiu que todas terão “o mesmo fundo”: a Europa e as eleições.  O tema é igual para todas, por isso, as conferências só vão diferir consoante os vários oradores que as integram.

No Porto, esta segunda-feira, está agendada uma masterclass sob o título “A Europa pelos Europeus”, que tem como orador convidado Manuel Loff, professor na UP. A análise será feita por Fátima Marques Faria, jornalista da RTP e por um estudante do curso de Ciências da Comunicação, Edgar Barbosa. A sessão arranca às 10h30 no Anfiteatro 1 do Polo de Ciências da Comunicação da UP.

Depois de Coimbra e do Porto, seguem-se Braga, Covilhã, Lisboa e Portalegre, em datas e locais ainda a definir. A exceção é a capital, onde já há, pelo menos, a data: 4 de abril.

Artigo editado por Filipa Silva