Danilo Pereira e Pepe foram os heróis da vitória do FC Porto sobre o CD Feirense (2-1), que colocou os dragões na primeira posição do campeonato, à espera do desenlace da partida entre o SL Benfica e o Belenenses SAD marcada para a noite desta segunda-feira.

O FC Porto entrou em campo na segunda posição do campeonato, após a derrota com o Benfica, há uma semana. Na última partida dos dragões, a equipa de Sérgio Conceição eliminou a AS Roma da Liga dos Campeões. Para o jogo com o CD Feirense, o técnico azul e branco utilizou o mesmo onze inicial da partida da Champions.

Já a equipa da Feira vinha de seis derrotas consecutivas, a última das quais uma goleada frente ao Belenenses SAD. Desse jogo, saíram da equipa Tiago Gomes, Rafael Crivellaro e Lawrence Ofori e entraram Vítor Bruno, Babanco e Luís Machado.

A falha de uma das torres de iluminação atrasou o início do jogo, porém não foi impeditivo para a realização da partida.

Felipe com pontaria para a baliza errada

O Feirense começou melhor e logo no minuto quatro, Edson Farías cruzou rasteiro e foi Felipe quem introduziu a bola na baliza de Iker Casillas. Desde dezembro que o Feirense não entrava a vencer num jogo.

A primeira oportunidade dos dragões aconteceu aos oito minutos. Corona percorreu bem, com a bola, pela zona central e assistiu Marega para um remate à figura. Na resposta, Fábio Sturgeon tirou Éder Militão do caminho e rematou para uma defesa apertada de Casillas.

Aos 15 minutos, nova oportunidade para o FC Porto. Corona cruzou e Felipe cabeceou por cima da barra. Logo a seguir chegou o empate da equipa portista. Corona bateu um canto tenso para o primeiro poste e Danilo Pereira cabeceou sem hipóteses para Caio Secco.

O FC Porto aparecia forte nas bolas paradas. Primeiro, Militão lançou longo e Pepe pôs à prova Caio Secco. Depois foi Felipe a antecipar-se ao guarda-redes feirense, após um cruzamento de Herrera, mas a bola saiu por cima.

Pouco depois dos 20 minutos, a torre de iluminação voltou a apagar-se e a partida foi interrompida durante sete minutos, numa altura em que a equipa de Sérgio Conceição dava mostras de dificuldades em desequilibrar a estrutura da equipa da casa.

Aos 35 minutos, o FC Porto deu a volta ao marcador. Novamente de bola parada, Corona cruzou, a defesa do Feirense cortou para a entrada da área e Alex Telles rematou. A bola ficou perdida na grande área e foi Pepe quem aproveitou.

O Feirense respondeu bem. Vítor Bruno cruzou, Sturgeon cabeceou para o coração da área e João Silva, num remate acrobático, atirou por cima. Depois desse lance, o jogo arrefeceu. Apenas no último lance do primeiro tempo, Corona cruzou chegado à baliza, Caio Secco sacudiu para a cabeça de Otávio que deu para Soares e este cabeceou para uma grande defesa do guardião da equipa da casa. Logo a seguir, Artur Soares Dias apitou para o intervalo.

O Futebol Clube do Porto entrou permissivo no jogo e deixou o Feirense chegar ao golo. A reação dos dragões foi boa e a reviravolta ao marcador conseguida, mas sem nunca conseguir destruir a organização defensiva montada por Filipe Martins. Foram as bolas paradas a desequilibrar a partida a favor do FC Porto.

Bola longa e pouca história

O segundo tempo começou como terminou o primeiro. Um jogo muito morno, com muitas bolas longas, mas com as defesas a resolverem todos os problemas.

Sem grande história na segunda parte, aos 69 minutos, Sérgio Conceição retirou Marega do jogo e colocou Yacine Brahimi na partida, numa tentativa de dar mais criatividade ao ataque. A jogo também foi Ofori, que entrou para o lugar de Luís Machado.

Brahimi foi o homem que criou o primeiro lance de perigo da segunda parte. Tirou dois homens do caminho e cruzou rasteiro junto à baliza, mas a defesa do Feirense cortou para canto.

Babanco chocou com Otávio e esteve algum tempo a ser assistido. Enquanto isso, Edinho entrou para o lugar do médio e Sérgio Conceição preparou uma dupla alteração: Óliver e Manafá entraram para o lugar de Corona e Otávio.

Mais uma entrada com velocidade. Manafá ganhou a linha na direita e cruzou, mas Flávio antecipou-se a Soares. Depois foi Pepe e Alex Telles a desentenderem-se, mas o internacional português não deixou que Crivellaro rematasse na cara de Casillas A seguir foi Brahimi com um remate violento para a defesa de Caio Secco.

Já em tempo de compensação, Briseño, já a apoiar o ataque, rematou com muito perigo para a baliza de Casillas. O jogo terminou com a vitória do Futebol Clube do Porto. Apesar das dificuldades dos dragões em desmontar a organização de Filipe Martins, os azuis e brancos aproveitaram bem os lances de bola parada. O Feirense tentou como pôde e criou perigo em várias ocasiões, principalmente em ataques rápidos.

“Vir à Feira já não era fácil”

No final da partida, Sérgio Conceição considerou que “é importante saber estar com a Roma e é importante saber estar com o Feirense”. O treinador dos dragões destacou a dificuldade da visita à Feira: “Estavam [o Feirense] muito motivados por defrontar o campeão nacional, como é normal e, nós, depois de um jogo da Champions em que corremos 120 minutos, vir à Feira já não era fácil”. O técnico portista considerou que foi uma “vitória justa“.

Filipe Martins afirmou que ao Feirense “faltou um bocadinho mais de eficácia para concretizar as oportunidades” e só “faltou fazer pontos”. O técnico realçou que, agora, tem mais jogadores à disposição e “quanto mais opções tiver, mais fortes [a equipa] pode ser”. O treinador feirense elogiou os jogadores: “tivemos uma equipa muito aguerrida e que lutou até ao fim pela obtenção de pontos”.

O Futebol Clube do Porto volta a jogar no próximo sábado, frente ao Marítimo. Para já, fica à espera do resultado da Luz para definir a classificação no final desta jornada. O Feirense mantém-se na última posição do campeonato.

Artigo editado por Filipa Silva