Uma competição de engenharia europeia, que vai obrigar cerca de 240 estudantes da FEUP e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) a resolverem desafios em apenas 24 horas. O European BEST Engineering Competition decorre no próximo fim de semana no Porto e é a primeira de três fases do projeto, cuja final será marcada para Turim, em Itália.

A prova divide-se em duas modalidades, a Team Design e o Case Study. A primeira propõe a construção de um protótipo surpresa, com materiais limitados e de baixo custo. O estudo de caso consiste na análise de um problema real teórico, para o qual os participantes encontram soluções e elaboram uma possível estratégia para apresentar ao júri.

Os desafios começam no sábado (16) e terminam no dia seguinte. Os participantes têm de escolher realizar uma prova de Team Design ou duas provas de Case Study.

Mariana Romão é coordenadora e responsável pelo EBEC Porto. Em declarações ao JPN, revela que foram abertas 280 vagas para os estudantes da FEUP e da FCUP, os únicos com a possibilidade de inscrição no evento. A organização prevê cerca de 240 participantes.

Quanto às expectativas para esta edição, a estudante de Engenharia química mostra-se confiante. “Este ano voltamos a casa [à FEUP] o que joga a nosso favor. A maioria dos participantes são alunos da faculdade, portanto, estarão confortáveis”, observa.

O objetivo é que a diversão se complemente com a aprendizagem e se possível “que alunos da FEUP consigam vencer a prova”, arrisca Mariana.

Segundo a organização, a competição pretende promover a engenharia através de aplicações práticas, proporcionar e fomentar o contato entre estudantes, empresas e universidades e potenciar o desenvolvimento pessoal e intelectual dos estudantes.

Para além do Team Design e do Case Study, a coordenadora explica que existirão outras “mini-tarefas.” O evento está creditado pela Reitoria da Universidade do Porto, sendo avaliado pelos docentes. “O EBEC é um projeto que conta para os créditos dos alunos. Os professores vão vigiar várias tarefas e no final atribuem uma nota para a unidade curricular.”

O EBEC está dividido em três fases, que decorrem ao nível local, nacional e internacional. As cidades de Lisboa, Porto, Almada, Aveiro e Coimbra recebem as rondas locais. A EBEC Portugal consiste na segunda fase da competição, que se desenvolve no âmbito nacional. Por fim, serão apuradas duas equipas vencedoras, que vão representar o país em Turim, na fase final da prova.

No dia 18 de março, na sessão de encerramento do EBEC Porto, serão anunciados os vencedores que passam para a fase seguinte.

Artigo editado por Filipa Silva