Acabou como começou. Miguel Oliveira, o primeiro piloto português a disputar uma prova da “classe rainha” do mundial de motociclismo de velocidade, terminou o circuito de Losail em 17.º lugar. O Grande Prémio do Catar realizou-se este domingo e foi um sonho tornado realidade para o piloto de Almada.

Ainda assim, nem tudo correu bem. Logo no arranque, “o motor parou na grelha de partida”, o que levou Miguel Oliveira a “a fazer um restart do pit lane e a alinhar em último”, conta no seu site oficial. O português conseguiu, no entanto, recuperar deste percalço e ascender quatro posições, pelo que ficou “muito surpreendido pela performance da moto no início da corrida”.

Contudo, o novato da equipa Red Bull KTM Tech3 disse que, a sete voltas do fim, o pneu traseiro começou a “perder rendimento”, ficando “completamente degradado”. O infortúnio fê-lo regressar ao 17.º lugar e terminar a corrida a cerca de 16 segundos do italiano Andrea Dovizioso, que foi o primeiro a acabar. Uma vez que não conseguiu figurar entre os 15 primeiros classificados, o piloto não ganhou nenhum ponto.

Miguel Oliveira garante que o resultado não foi “negativo” e que a sua KTM ainda vai dar “muitas alegrias” à equipa. A próxima prova vai ser no fim de semana de 29 a 31 de março, no Circuito de Termas de Rio Hondo, na Argentina.

Artigo editado por César Castro