Luís Valente de Oliveira foi o vencedor da primeira edição do Prémio Carreira da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), pelo percurso de excelência em todos os cargos que operou.

Entre todas as nomeações submetidas pelos membros da comunidade da faculdade, a decisão do júri foi unânime. Carlos Costa, professor emérito da FEUP, Carlos Moreira da Silva, presidente do Conselho de Administração da BA Vidro e João Falcão e Cunha, diretor da FEUP, foram alguns dos nomes que fizeram parte da composição do júri bem como João Fugas, diretor de operações da Bondalti, Liliana Carvalho, responsável do Gabinete Alumni da FEUP e Raul Vidal, coordenador das Relações Alumni da FEUP.

A cerimónia vai decorrer no dia 14 de março, às 17h00, no Auditório da Faculdade de Engenharia. Segundo o site “Notícias UP”, este prémio serve para reconhecer o engenheiro pela “excecional, brilhante e polifacetada carreira dentro e fora da FEUP, como educador, como técnico, como político e como gestor”.

Esta não é a primeira gratificação que o também vice-presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP) e administrador da Fundação de Serralves recebe. Luís Valente de Oliveira foi também o primeiro galardoado com a Medalha de Mérito da Universidade do Porto em 2012, devido à sua contribuição para o reforço do prestígio nacional e internacional da instituição.

Entre outras nomeações e homenagens, em 2017 foi também presenteado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada pelos “seus notáveis méritos, de extraordinária relevância para Portugal, que o torna merecedor desta distinção” e por ser “um português de exceção”.

O percurso de vida de Valente de Oliveira

Luís Valente de Oliveira nasceu a 29 de agosto de 1937, em São João da Madeira. Licenciou-se em Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde fez igualmente um doutoramento. Foi docente e catedrático desde 1980, e especializou-se em Planeamento dos Transportes, do Território e do Desenvolvimento Regional.

O percurso académico não se limitou a Portugal Continental, dado que se diplomou em Planeamento Regional no Instituto de Estudos Sociais de Haia, na Holanda, em 1969 e alcançou o grau de Master of Science em Transportes pelo Imperial College de Londres em 1971.

Luís Valente de Oliveira dispõe de um amplo currículo de participação cívica em diversas instituições de interesse público nacional. Assumiu o cargo de Ministro da Educação e Investigação Científica, entre 1978 e 1979, foi Ministro do Planeamento e Administração do Território entre 1985 e 1995, bem como Ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação de 2002 a 2003. Entre 1979 e 1985 esteve ainda na Presidência da Comissão de Coordenação da Região do Norte (CCDRN).

O que é o Prémio Carreira da FEUP?

O Prémio Carreira é entregue anualmente e destina-se a diplomados da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto que se tenham distinguido ao longo do seu percurso profissional. No fundo, indivíduos que sejam uma referência e motivo de orgulho para os demais trabalhadores da área.

A atribuição do prémio é realizada por um júri constituído para o efeito, mas todos os alumni FEUP têm a oportunidade de colaborar para a nomeação de candidatos. A decisão é tomada nos termos do regulamento em vigor.

Artigo editado por César Castro