O Portal da Queixa verificou um aumento significativo no número de reclamações dirigidas à MOBI.E, empresa pública de mobilidade elétrica responsável pelos postos de carregamento existentes em Portugal. A análise de dados efetuada permitiu apurar um registo total de 120 reclamações, desde abril de 2016 até 12 de março de 2019. Do total, 90 queixas foram realizadas só no último ano.
Indisponibilidade dos postos de abastecimento, avarias constantes dos equipamentos e “total abandono no apoio” (por parte da empresa) estão entre as principais denúncias apontada pela generalidade dos queixosos. A atestar esta realidade está a taxa de resposta da MOBI.E às mais de 100 reclamações apresentadas: 1,1%. Já o índice de satisfação é de 1.4 em 100 pontos, refletindo o descontentamento dos consumidores.
Segundo dados da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE), em 2018 venderam-se quase tantos veículos elétricos (VE) como nos sete anos anteriores (8.241). Desde que começou a comercialização de VE, em Portugal já foram comercializadas 8.469 viaturas. Após um ano com recorde de vendas, os veículos elétricos representam 1,8% do total do mercado, segundo informações da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
Recentemente, o Governo anunciou que vai criar incentivos para a instalação de mais 100 postos de carregamento rápido para carros elétricos até ao final do ano. O objetivo é começar a instalar estes novos postos já a partir de 1 de abril. Outra novidade é que, ainda este ano, o carregamento passa a ser pago em todos os postos.
O JPN tentou contactar a rede MOBI.E, mas, até ao momento, sem sucesso.
Artigo editado por César Castro