Nasceu em 2003 e é natural de Santo Tirso. David Mota Vinhas assinou recentemente um contrato profissional com o Futebol Clube do Porto (FC Porto) válido até 2022, a duração máxima permitida por lei para atletas desta idade. A cláusula de venda é de 50 milhões de euros.

Vinhas, como é frequentemente tratado pelos colegas e amigos, é também internacional pela seleção sub-16 portuguesa. O jovem atleta de 15 anos, que joga a defesa central no escalão sub-17, é uma referência da formação dos dragões. A elevada estatura física (1,87 metros), a capacidade técnica e a velocidade são algumas das características de David Vinhas.

O percurso futebolístico do defesa central começou em 2011 no Sport Clube de Freamunde (SC Freamunde), onde se manteve até 2012. Nesse ano mudou-se para o Vitória Sport Clube (VSC) onde jogou até 2015/2016. Na época seguinte transferiu-se para o Futebol Clube do Porto para representar o escalão de sub-15. Esta temporada David Vinhas já realizou 20 jogos pelos dragões e marcou dois golos, segundo dados do portal zerozero.

Carlos Ribeiro, do gabinete de comunicação do VSC, confirmou ao JPN que o clube detém 50% do passe do jogador que agora pertence aos quadros do Futebol Clube do Porto. Uma futura venda pode ser benéfica para os cofres dos vimaranenses.

O “monstro” dos relvados que é “observador e humilde”

André Vinhas tem 15 anos e joga no Moreirense Futebol Clube (Moreirense FC). O primo do jovem atleta conta que mantêm uma “relação carinhosa desde pequeno” com o jogador, que diz ser a “definição de monstro” pelas características físicas e técnicas que possui. “O ano passado jogamos contra o FC Porto e ele fez um passe que atravessou o campo inteiro e isolou o avançado”, recorda.

O atleta do Moreirense FC é um confesso admirador das qualidades extra futebol do defesa central. “É a pessoa mais humilde e honesta de sempre. É focado e tem o seu objetivo em mente”, diz.

Vinhas a segurar uma taça conquistada ao serviço do FC Porto.

Vinhas a segurar uma taça conquistada ao serviço do FC Porto. Foto:Facebook/David Vinhas

Leonardo Sacramento tem 16 anos e joga no Vitória Sport Clube. Foi colega de David Vinhas nos Iniciados C do VSC e recorda a boa relação que sempre manteve com o ex-colega. “Dávamos-nos super bem e apoiávamos-nos muito.” A humildade e a determinação de David são atributos que o atleta do VSC não esquece. “Sempre teve uma vontade enorme de ajudar os colegas e é um rapaz espetacular”, afirma.

Joel Sampaio, atual treinador dos sub-15 do Vitória, treinou David Vinhas nos sub-12 em 2014/2015 e em 2015/2016 nos sub-14 do VSC. Em declarações ao JPN, relembra a qualidade de passe, o bom posicionamento, a capacidade no jogo aéreo e a estampa física como as principais armas que o atual jogador do FC Porto já evidenciava em tenra idade.

Pertencer à elite

A cláusula de 50 milhões e um contrato profissional é algo que não surpreende André Vinhas, que antevê um futuro brilhante para o primo. “Vai ser um jogador de elite e nem vai ser preciso esperar que chegue a sénior. Vai singrar”, observa. Já Leonardo Sacramento é perentório na antevisão do futuro de David. Para o jovem médio do Guimarães, “não deve faltar muito tempo para treinar com a equipa profissional do Porto”, remata.

Joel Sampaio estabeleceu um pacto com David, ainda este tinha 11 anos.“Tracei com ele o objetivo de chegar ao topo. Tem qualidade para chegar a um nível alto, mas isso depende de muitas coisas.” O treinador acredita que a assinatura do contrato profissional é “um passo importante na caminhada do jogador, mas que não é sinónimo de sucesso”. A elite do mundo do futebol pode estar mesmo à espera de Vinhas, que “deve continuar a trabalhar arduamente para atingir feitos maiores”, finaliza o treinador.

David Vinhas em ação pela equipa do FC Porto.

David Vinhas em ação pela equipa do FC Porto. Foto: Facebook/David Vinhas

Artigo editado por César Castro