O passe único na rede Andante pode ser adquirido a partir da próxima quinta-feira, dia 21 de março. A informação foi avançada, esta sexta-feira de manhã, na reunião do Conselho Metropolitano do Porto (CMP), pelo presidente Eduardo Vítor Rodrigues.

Apenas quem possuir o título de transporte Z2 e quer incluir uma ou mais zonas terá de se dirigir a uma loja Andante. Para quem possui título igual ou superior a Z4 a mudança vai ser automática.

O passe único vai ter dois valores: 30 e 40 euros. Quem tem passes Z2 ou Z3 (passe municipal ou até 3 zonas contíguas) migra automaticamente para o passe de 30 euros. Já quem tem passes Z4 ou superior migra automaticamente para o passe de 40 euros.

A medida não vai entrar em vigor a 1 de abril em toda a área metropolitana porque existem empresas que ainda não adquiriram validadores. Jaime Toga, responsável pela Direção da Organização Regional do Porto do PCP, afirmou, na passada terça-feira, que “só por incompetência” é que não estariam reunidas as condições “para se garantir à população da Área Metropolitana do Porto todos os descontos” a partir daquela data.

Na véspera do arranque da venda do título, dia 20 de março, está prevista uma campanha de informação que a Área Metropolitana do Porto (AMP) pretende que seja esclarecedora para todos os utilizadores do passe único dentro da AMP.

Para obter informações sobre a entrada do passe único, os utilizadores podem ainda ligar para a linha de serviço da rede Andante: 808 200 444 ou 226 158 151.

Artigo editado por César Castro