Nos próximos dias, as lojas Andante vão ter mais funcionários. O objetivo é atender os cerca de 63 mil utentes com passe Z2 que podem querer acrescentar uma zona à sua assinatura mensal gratuitamente, visto que na tarifa prevista para o Passe Único (que entra em vigor em abril) as assinaturas mensais Z2 e Z3 têm o mesmo preço (30 euros).

A Metro do Porto admite medidas de reforço no serviço a partir de quinta-feira, mas apela aos utentes que não se apressem a fazer esta alteração, evitando filas e tempos de espera elevados.

Os contratos para os novos tarifários de transporte coletivo da Área Metropolitana do Porto (AMP) vão ser assinados a 29 de março, sexta-feira, em local ainda a definir.

Para esta quarta-feira, está previsto o arranque de uma campanha de informação sobre o Passe Único para esclarecer os passageiros, difundida pela rede de transportes da AMP. Por agora, o JPN clarifica três questões centrais sobre a aplicação do Passe Único.

Quando entra em vigor?

O Passe Único entra em vigor a 1 de abril e abrange os vários meios de transporte: autocarro, metro e comboio de todos os operadores que integram a rede Andante, havendo por isso transportadoras privadas que nesta fase ficam de fora.

Quanto vou pagar?

O Passe Único suporta dois tipos de modalidades gerais: 30 euros até três zonas (Z2 ou Z3) e 40 euros para toda a Área Metropolitana do Porto (Z4+). A poupança pode chegar a algumas dezenas de euros, no caso das assinaturas que contemplam mais de quatro zonas.

Os passes sociais são também abrangidos pela medida. Até três zonas, o Passe Social passa de 28,80 euros para 22,50 euros, o Passe Social+ migra de 19,20 euros para os 15 euros e o de Reformado mantém-se nos 22,50 euros.

Com livre acesso a toda a área metropolitana do Porto (Z4+), o Passe Social fixa-se nos 30 euros, numa poupança de 8,40 euros, o Passe Social + passa dos 28,80 euros para 20 euros e o de Reformado varia entre 30 e 40 euros.

Os estudantes do Ensino Superior que beneficiam de Ação Social Direta migram também para o regime do Passe Único, com os 60% de desconto a abaterem sobre os valores estipulados. Assim, um estudante bolseiro com Z2 ou Z3 passa a pagar 12 euros e um estudante com mais de três zonas passa a pagar 16 euros pela assinatura mensal com alcance a toda a área metropolitana.

Preciso de ir a uma loja Andante?

Todos as assinaturas vão ser atualizadas automaticamente no carregamento para o mês de abril, a partir de quinta-feira.

Porém, os passageiros com assinaturas mensais Z2 que queiram acrescentar uma terceira zona gratuitamente devem deslocar-se a uma loja Andante, a partir de dia 21.

As lojas vão aumentar o número de funcionários, mas a Metro do Porto esclarece que os passageiros podem acrescentar a zona extra a qualquer altura, inclusive no decorrer do próximo mês. A empresa apela a que os utentes aguardem por um momento oportuno, evitando a formação de longas filas com tempos de espera elevados nas próximas semanas.

Os utentes podem ainda consultar a linha de serviço da rede Andante para esclarecer questões sobre o passe único, através dos contactos 808 200 444 ou 226 158 151.

Artigo editado por Filipa Silva