O memorando de cooperação entre a Rádio e Televisão de Portugal (RTP) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) chegou ao fim esta tarde. A notícia avançada pelo jornal Meios&Publicidade revela que foi a FPF a desobrigar a RTP do memorando, por considerar que “o espírito e os objetivos do memorando não têm sido compreendidos”.

A FPF está a preparar o lançamento do canal oficial das seleções – o canal 11 – e tinha um acordo que beneficiava tanto a própria federação como a estação pública. Por um lado, a RTP ficava com direitos de preferência sobre direitos de transmissão dos jogos das seleções nacionais. Por outro, a FPF podia aceder ao arquivo da RTP, acesso aos estúdios do Monte da Virgem (Vila Nova de Gaia), assim como a recursos humanos e técnicos.

“A FPF tem enorme respeito pela RTP e por todos os seus trabalhadores. A FPF continuará a estar disponível para analisar as oportunidades de cooperação com a RTP caso a caso, como sempre sucedeu, nomeadamente as que permitam desenvolver o futebol e permitir o acesso dos portugueses, aos que vivem lá fora e na diáspora, aos jogos das seleções nacionais”, revelou fonte da FPF à Meios&Publicidade.

Durante esta terça-feira, o primeiro-ministro António Costa confirmou que o governo “não teve conhecimento prévio” do acordo e que chegou a enviar algumas questões sobre o memorando ao Conselho de Administração da RTP. Também Catarina Martins, coordenadora nacional do Bloco de Esquerda, considerou que esta é “uma medida gravíssima”.

Artigo editado por César Castro