O Ministério da Educação (ME) anunciou esta quarta-feira que ordenou a demissão da docente Edviges Ferreira, por ter considerado comprovado que esta deu a conhecer informação relativa ao conteúdo de um exame nacional de Português antes da realização da prova, em junho de 2017.

Foi determinada a sanção disciplinar de demissão” à ex-professora da Escola Secundária Rainha D. Leonor, em Lisboa, informou o ME num comunicado enviado às redações.

A também ex-presidente da Associação de Professores de Português (APP) foi constituída arguida, no âmbito de um processo de inquérito aberto pelo Ministério Público (MP) à fuga de conteúdos do exame de Português do 12.º ano da primeira fase de 2017. Por ter sido comprovado que foi a autora da fuga referida, a docente fica impedida de voltar a dar aulas.

A professora já foi notificada, mas não está ainda confirmado se a punição agora decidida levará também ao afastamento de Edviges Ferreira da Função Pública. Na altura do episódio, Edviges Ferreira era presidente da APP, cargo em que foi substituída por Filomena Viegas, atual líder.

O caso

Dias antes do exame da primeira fase de Português do 12.º ano, realizado a 19 de junho, circulou nas redes sociais e no WhatsApp uma gravação áudio feita por uma aluna, mencionado conteúdos que acabaram por sair na prova. Segundo a estudante, a informação partia da “presidente de um sindicato de professores” que tinha tido acesso ao exame.

“Ó malta, falei com uma amiga minha cuja explicadora é presidente do sindicato de professores”, disse a aluna na gravação, para indicar de seguida que segundo essa professora seria preciso “mesmo, mesmo, mesmo” só estudar Alberto Caeiro “e contos e poesia do século XX”. “Ela sabe todos os anos o que sai e este ano inclusive. Pediu para ela treinar também uma composição sobre a importância da memória e outra sobre a importância dos vizinhos no combate à solidão”, completou a estudante.

Como apresentado na mensagem de voz, o autor escolhido foi Alberto Caeiro e o tema da composição também coincidiu, eliminando quaisquer dúvidas sobre o autor.

Artigo editado por Filipa Silva