Prémio Cidadania Ativa da Universidade do Porto (UP) vai ser entregue publicamente, esta sexta-feira, na Sessão Solene do Dia da Universidade. Ao todo, quatro alunos vão ser distinguidos na vertente humanitária/solidária, no campo do empreendedorismo, na vertente pedagógica e no domínio desportivo e/ou ambiental. São eles: José Tiago Sousa, Hernâni Oliveira, João Paulo Gonçalves e Maria Francisca Mendes.

Cada vencedor vai ser galardoado com um diploma e um prémio monetário no valor de mil euros. As candidaturas abriram a 24 de fevereiro. Os estudantes de todos os ciclos de estudos da UP podiam inscrever-se bem como antigos estudantes que tenham frequentado a instituição universitária no período a que se reporta o prémio.

José Tiago Sousa

O vencedor na vertente humanitária ou solidária foi José Tiago Sousa. É estudante do Mestrado em Finanças da Faculdade de Economia (FEP) e fundador da associação “Solidarity Soul”, que integra a UP Solidária.

José Tiago viajou no último ano até Norcia, em Itália, para apoiar vítimas de terramotos e foi também até à Polónia com o objetivo de ajudar a comunidade de crianças de Bydgozc. “Para além de ter sido o primeiro aluno da UP a fazer isto, fui inteiramente sozinho para esta experiência”, conta José Tiago, em declarações ao JPN.

Já em dezembro do ano passado, a UP atribuiu-lhe o reconhecimento de Voluntário UP 2017/2018. “Foi um ano muito intenso, fruto do meu trabalho individual, mas também coletivo”, confessa.

Hernâni Oliveira

Hernâni Oliveira foi o estudante distinguido no campo do empreendedorismo e é estudante de mestrado em Educação para a Saúde. Está ligado a projetos de inovação e empreendedorismo na área da saúde, no âmbito do Laboratório de Criação para a Literacia em Saúde (LACLIS) da UP. É, igualmente, doutorando em Media Digitais, na FEUP.

Em novembro de 2017, Hernâni Oliveira contou ao JPN a história do projeto HOPE, um videojogo criado para ajudar crianças com cancro e uma aplicação pensada para os pais. “Foi um tiro no escuro, mas tem sido muito importante para mim, ainda para mais numa área que tem tido cada vez mais reconhecimento”, salienta.

João Paulo Gonçalves

João Paulo Gonçalves foi a escolha para receber a vertente pedagógica do prémio. É estudante da Faculdade de Arquitectura (FAUP) e um dos quatro autores do “Arquitetos de família”, um projeto que visa ajudar famílias com poucos recursos, criando habitações com qualidade e com rendas controlada. Esta iniciativa visou igualmente a  participação de estudantes finalistas da FAUP no programa Casa Reparada Vida Melhorada, da Junta de Freguesia do Bonfim, no Porto.

Maria Francisca Mendes

Já no domínio desportivo e/ou ambiental, o prémio foi atribuído a Maria Francisca Mendes, estudante da Licenciatura em Ciências do Desporto da Faculdade de Desporto (FADEUP). A atual vice-presidente da SUNIporto, a primeira Júnior Empresa de Desporto e Nutrição de Portugal e da Europa, é também mentora do Núcleo de Dança da FADEUP. Em 2018, a aluna realizou várias ações na prisão de Custóias.

O dia da Universidade

A Universidade do Porto comemora 108 anos de existência. A cerimónia vai realizar-se esta sexta-feira, dia 22 de março, no Salão Nobre da Reitoria da UP. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fará o discurso de encerramento do evento. O programa completo pode ser consultado aqui.

O Dia da Universidade vai contar com a participação de líderes e representantes dos principais órgãos de governo da universidade, bem como com a presença de António de Sousa Pereira, reitor da UP, que irá discursar.

Artigo atualizado às 19h25 com a correção de que a conferência “O Sistema de Saúde para o Cidadão”, cuja abertura será presidida pelo Presidente da República, não faz parte das comemorações de aniversário da UP.

Artigo editado por César Castro