O fecho provisório da biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP) para a realização de obras está a gerar alguma insatisfação entre os estudantes daquela instituição. Os alunos condenam o timing escolhido e as alternativas apresentadas para contornar a falta de acesso ao espaço.

Em obras há um ano, a agora suspensão temporária dos serviços de biblioteca, “previsivelmente, entre os dias 21 de março e 3 de maio“, não vai impedir, no entanto, o acesso a bibliografia obrigatória. “Os livros vão ficar disponibilizados numa sala”, confirma João Pilão, vice-presidente da associação de estudantes da FDUP (AEFDUP), onde vão poder ser fotocopiados a preços reduzidos.

“Uma vez que temos uma bibliografia muito vasta para consultar para cada exame, é difícil ter uma preparação sólida e satisfatória sem existir uma consulta transversal da bibliografia“, explica Francisco Ribeiro, de 21 anos, aluno da licenciatura em Direito.

Também Benedita Sequeira, de 20 anos, mostra-se preocupada com a redução de livros disponibilizados. “Precisamos de outros livros que não estão, neste momento, disponíveis e não conseguimos encontrar em mais nenhuma biblioteca”, lamenta.

Além da biblioteca, também as salas de estudo foram encerradas para alocar os serviços administrativos. Já quanto a espaços de estudo, “a reitoria vai tentar disponibilizar uma sala” no CIIMAR ou no UPTEC, acrescenta o vice-presidente da AEFDUP.

A associação de estudantes está a tentar mitigar os transtornos causados pelas obras, mas, segundo João Pilão, vai respeitar os prazos das obras que a direção da FDUP prometeu cumprir. “A partir do momento em que ele [o prazo] não for cumprido, vamos discuti-lo e ver o que podemos fazer”, finaliza o vice-presidente.

Artigo editado por César Castro