O dia 27 de março assinala o Dia Mundial do Teatro, data assinalada um pouco por todo o país com estreias, iniciativas artísticas e entradas gratuitas.

No Porto, às 21h00 desta quarta-feira, o Teatro Nacional São João (TNSJ) contempla a estreia da produção própria “O Resto Já Devem Conhecer do Cinema, com entradas gratuitas. Os bilhetes podem ser levantados a partir das 13h00 no TNSJ e das 14h00 no Teatro Carlos Alberto, até à lotação máxima da sala.

Em comunicado, o TNSJ aponta que “Martin Crimp, um dos nomes maiores da dramaturgia contemporânea, apropriou-se da tragédia grega As Fenícias, de Eurípides, para pensar sobre os conflitos da atualidade” na idealização do espetáculo. A produção fica em cena até 14 de abril e conta com a encenação de Nuno Carinhas e Fernando Mora Ramos. Nos restantes dias, o preço dos bilhetes varia entre os 7,50 e os 16 euros.

No Auditório Municipal de Gaia, a comemoração ao Dia Mundial do Teatro fica por conta da apresentação do espetáculo “O Senhor Ibrahim e as Flores do Alcorão de Eric-Emmanuel Schmitt, levado a palco pela Seiva Trupe-Teatro Vivo às 21h30. A entrada é gratuita e sujeita à lotação máxima da sala.

Na Maia, termina em pleno Dia Mundial do Teatro o “XI Maia ao Palco – Mostra de Teatro de Amadores” com a peça “Rapazes decorem o papel até amanhã” do Fundo Teatro Art’Imagem com a autarquia local. O espetáculo passa na Biblioteca da Quinta da Caverneira. A entrada é gratuita.

“É com os olhos no Povo Moçambicano” que a Companhia de Teatro de Braga (CTB) marcará o Dia Mundial do Teatro, lê-se no site da CTB. Em “colaboração estreita e solidária com a Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa”, as entradas de 5 euros para a peça “A Antiga Mulher” revertem integralmente para apoiar as vítimas do ciclone Idai, que atingiu Moçambique. A peça, que tem início às 21h30, conta com texto de Roland Schimmelpfennig e encenação de Toni Cafierode.

Já o Cine-Teatro Garrett, na Póvoa do Varzim, acolhe “Hominus Brasilis” da companhia brasileira Teatro Manual, que se dedica a explorar a história da evolução da Humanidade em dois metros quadrados de palco, sem adereços nem cenários. Os bilhetes custam 7 euros. O espetáculo está agendado para as 22h00.

O Dia Mundial do Teatro, que se assinala a 27 de março, foi criado pelo Instituto Internacional do Teatro, em 1961. O poeta, romancista e dramaturgo francês Jean Cocteau foi o autor da primeira mensagem comemorativa da data, em 1962.

Nesse ano, Carlos Celdrán foi o responsável pela mensagem do dia em que se celebra todos os artistas e técnicos envolvidos na criação teatral. O dramaturgo e diretor do grupo Argos Teatro foi o primeiro cubano convidado para escrever a missiva do Instituto Internacional do Teatro (International Theatre Institute, ITI), organismo da UNESCO com sede em França.

Artigo editado por Filipa Silva