Os Sensible Soccers têm novo disco e uma nova formação. O guitarrista Filipe Azevedo saiu em finais de 2017, após a digressão do disco “Villa Soledade”, mas a banda de Barcelos voltou a ser um trio pouco depois. André Simão, que já tinha participado nos primeiros álbuns do grupo, juntou-se a Manuel Justo e Hugo Gomes. O resultado foi “Aurora” e está disponível desde 15 de março.

Em entrevista com o JPN, Manuel Justo, teclista da banda, faz uma reflexão sobre a transformação que os Sensible Soccers tiveram de fazer no sentido de se reinventarem como grupo: “Assim que o Filipe Azevedo saiu, começámos a falar com o André Simão. Como para nós a componente ao vivo é muito importante, tínhamos que refazer esse lado. E teríamos que tocar musicas icónicas noutro formato. Este disco é uma espécie de ano zero para nós, em que nós nos predispusemos a fazer uma empreitada com grande intensidade, ficámos imersos no disco”, contou.

Os Sensible Soccers sempre foram uma banda eletrónica com elementos orgânicos e sempre teve nas suas composições muito presente a guitarra elétrica. Com a ausência do som da guitarra de Filipe Azevedo, em “Aurora” destaca-se o papel mais preponderante de outros instrumentos sonoros, que permitiram à banda explorar novas texturas melódicas com a introdução de mais sintetizadores, marimbas e instrumentos mais aflautados.

O baixo também adquiriu novas funções: “não faz só um papel de baixo, faz também um papel de um baixo-guitarra. Trabalhamo-lo duma forma diferente e começámos a construir uma nova identidade“, explica Manuel Justo.

A produção do disco ficou a cargo de B Fachada foi uma ideia inicial do grupo que se identifica com o trabalho do músico lisboeta: “Gostávamos da maneira como ele trabalhava com os sintetizadores nos discos dele e entrámos em contacto com ele. Tínhamos tocado com ele no Festival F em Faro, ficamos a conversar e depois enviamos-lhe um email… Ele respondeu prontamente, veio ter connosco a Fornelo e aceitou logo imediatamente”.

O resultado dessa experiência foi positiva para a banda: “Passámos uma semana super intensa com ele, foi super positiva para nós, gostei de trabalhar com ele. É um gajo trabalhador, preocupado com os pormenores, o encaixe entre as partes… e acho que ele foi importante no trabalho. Foi muito fixe o processo de trabalho, entrávamos de manhã, saíamos de madrugada e foi muito fixe fazer este disco, demos um passo em frente”, concluiu.

O disco “Aurora” foi gravado na Casa do Soto, em Barcelinhos. Foto: Sensible Soccers

A gravação do novo álbum numa residência artística fez todo o sentido para a banda, que nunca se identificou como uma banda de “estúdio”. O trabalho de alugar um espaço de gravação e produção de um disco, com horários rígidos e uma dispersão dos membros da banda, era algo que os Sensible Soccers queriam evitar.

A gravação de “Aurora” na Casa do Soto de João Brandão, com quem a banda queria gravar o disco, possibilitou essa realidade: ” O João tinha uma ideia de gravar o disco numa casa de família dele e achou que pelas características do nosso projecto fazia todo o sentido gravar o projeto numa residência, numa casa [onde estivemos] 24 horas por dia e mais separados do mundo, isso encaixava bem. Praticamente não temos experiência de estúdio. Por exemplo, o “Villa Soledade” foi metade gravado em casa”, recordou o músico.

O ascensão mediática da banda de Barcelos foi muito rápida. Desde que os Sensible Soccers apresentaram o primeiro EP da banda em 2011 no bar Passos Manuel, no Porto, seguiram-se concertos esgotados, um clubbing na Casa da Música, uma participação no primeiro Boiler Room em Portugal, concertos nos principais festivais do país como em Paredes de Coura e dois LPs pelo meio.

Para Manuel Justo, todo este sucesso pode ser resultado de uma identidade musical muito própria: “Nós compomos as coisas, mas são Sensible Soccers. Não faço a mínima ideia de por que é que isso acontece. Não inventámos nada, mas juntámos ali muitos sub-géneros de coisas numa só e no fim pomos por cima um molho que é nosso e que dá um ar de Sensible Soccers no fim. Terá a ver com as harmonias, a dinâmica das progressões”, enumera. “A nossa música é tão fresca aqui como em Londres”, completou o músico de Barcelos.

As próximas datas da digressão dos Sensible Soccers são:
30|03 Douro Mercado Criativo, Vila Real
03|04 Culturgest, Lisboa
12|04 Salão Brazil, Coimbra
27|04 Gnration , Braga
24|05 Festival Impulso, Caldas da Rainha
26|05 Cultura em Expansão (Museu da Cidade), Porto
01|06 Festival Karma (Carmo 81), Viseu
29|06 Triciclo, Barcelos

Artigo editado por Filipa Silva