Todos os passes do Grande Porto vão ter um custo de 30 e 40 euros, a partir de segunda-feira, mesmo que não pertençam à rede Andante. No entanto, não vai ser possível viajar com os títulos no metro e noutros autocarros, pelo menos para já. A informação é avançada na edição desta sexta-feira do “Jornal de Notícias”.

A Área Metropolitana do Porto (AMP) acordou com os operadores para que os passes de cada empresa baixem para os mesmos valores dos títulos que pertencem à rede Andante. Os clientes que utilizam as linhas sem Andante vão, assim, usufruir dos mesmos descontos dos outros utentes. 

De acordo com o JN, o passe único intermodal fica adiado para estas linhas durante um período que pode ir até 3 meses, até que os autocarros sejam dotados de validadores e as carreiras integradas no Andante. Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente do Conselho Metropolitano do Porto, apesar da solução ser provisória, vai permitir contornar o obstáculo de nem todas as linhas pertencerem à rede Andante.

A AMP vai compensar os operadores, pagando a diferença entre o habitual preço do passe monomodal e os novos valores que serão praticados.

Esta sexta-feira, pelas 12h, o Governo e a Área Metropolitana de Porto assinam o contrato para a entrada em vigor do passe único nos 17 concelhos da AMP.

Artigo editado por César Castro