Abril, maio e junho vão ser preenchidos pelo ciclo “Música e Revolução”, dedicado a György Ligeti, “Spring ON!”, um festival de Jazz, e o “Estado da Nação”, onde vai ser apresentada música portuguesa. A programação da Casa da Música (CdM) para o segundo trimestre do ano foi apresentada, esta terça-feira, aos jornalistas pelo diretor artístico da Casa da Música, António Jorge Pacheco.

Os concertos de Páscoa são outro grande momento. Dia 13 de abril, o Coro e o Coro Infantil da Casa da Música interpretam “Stabat Mater” de Dvrak, dirigidos por Baldur Brönnimann. Já dia 17 do mesmo mês, a Orquestra Barroca da Casa da Música debruça-se sobre o “Stabat Mater” de Pergolesi.

O ciclo “Música e Revolução”, ligado ao mês de abril, é dedicado ao compositor húngaro György Ligeti, cuja obra foi afetada pelo regime comunista, que lhe impunha o realismo socialista. De 27 a 30 de abril, dá-se uma “imersão total” na obra do compositor, em três concertos duplos, que contam com a Remix Ensemble e a Orquestra Sinfónica da Casa da Música, com início num concerto-instalação do grupo Fluxos.

Os Capitão Fausto visitam a Casa da Música esta quinta-feira, dia 4 de abril, para apresentar “A invenção do dia claro”. A dia 16, a Red Bull Music apresenta o documentário “Off The Beaten Track”, que acompanha a viagem dos Buraka Som Sistema, narrado por Branko, Kalaf, Conductor e Riot. Os documentários promovidos pela Red Bull Music voltam dia 28 de maio com “Let It Play Fault Lines”.

Maio começa com o Rito da Primavera. O festival “Spring ON!”, no Café Casa da Música, conta com uma série de concertos duplos das “novas tendências do jazz”. No Rito da Primavera, há ainda espaço para o programa “ECHO Rising Stars”, que traz artistas que a CdM entende como o “futuro dos palcos.”

Este ano a Casa da Música vai ser residência artística de Jörg Widmann, que recebe as boas-vindas dia 3 de maio num concerto com a Orquestra Sinfónica da Casa da Música. Dia 11, com o Remix Ensamble, faz a estreia em Portugal da obra “Danças do Dubai”.

A homenagem anual à pianista portuguesa Helena Sá e Costa vai, pela primeira vez, ser de dois dias. A 25 e 26 de maio, a Casa da Música recebe centenas de pianistas de várias escolas do país. Este tributo conta com a estreia de David Fray, descrito talvez como “o mais inspirado e original de Bach da sua geração.”

Em junho, começa o Verão na Casa. Em anos ímpares, a Casa da Música organiza o ciclo de quatro concertos “Estado da Nação”, onde se apresenta “a música mais estimulante feita em Portugal”. Este ano destaca-se a estreia mundial do concerto para piano e orquestra de Clotilde Rosa e a série de descobertas.

É também em junho que acontece a terceira Integral das Sinfonias de Tchaikovski, inserido no programa de Serviço Educativo.

A programação completa pode ser consultada aqui.

Artigo editado por César Castro