O Cinema Nun’Álvares reabriu este sábado, já não como cinema mas para servir de palco a bandas de jazz e blues. O espaço localizado na rua Guerra Junqueiro, junto à Avenida da Boavista, passa a acolher o Hot Five Jazz&Blues, a versão “Uptown” do homónimo na baixa do Porto.

A lotação do novo Hot Five ronda as 200 pessoas, com 100 lugares sentados. Para a decoração, aproveitaram-se as cadeiras do antigo cinema, alguns projetores e o palco, onde antes passavam os filmes e que ainda guarda a tela. Também a antiga bilheteira continua intacta para efeitos de decoração, apesar de já não ser usada para a venda de bilhetes.

Um cinema com 60 anos

O antigo Cinema Nun’Álvares abriu originalmente em 1959, com uma única sala capaz de sentar 192 pessoas. Nos anos 90, depois do aparecimento das grandes superficies comerciais, cada uma com as suas múltiplas salas de cinema, o Nun’Álvares começou a ser explorado pela Medeia, uma distribuidora de filmes europeus. Passou, assim, a ser um espaço focado na exibição de filmes independentes.

Em 2006, por falta de público, fechou, reabrindo em 2009. Dois anos mais tarde, ainda vítima da pouca afluência das massas, fechou “por tempo indeterminado”, sinal que ainda pode ser visto no blogue oficial do antigo cinema.

O objetivo de abrir um bar de jazz na zona da Boavista foi “descentralizar”, de acordo com o Hot Five. Ao JPN, o novo clube de música frisou que o facto de poderem ocupar um espaço emblemático da cidade foi “a combinação perfeita” e “não faria sentido não aproveitar a oportunidade”. Não prescindir da decoração do cinema contribui para a ambientação dos clientes.

Uma coleção de fotografias do cinema antes da reabilitação está exposta no local. À parte da sala principal, existe ainda um bar especializado em vinhos do Porto e do Douro.

O concerto de inauguração ficou a cargo de um quarteto residente do primeiro Hot Five, composto por Carlos Azevedo, João Paulo Rosado, Ricardo Formoso e Miguel Santiago, que se juntou ao luso-canadiano Jeffrey Davis.

O espaço vai estar aberto de quinta a domingo, com concertos nos primeiros três dias e um espetáculo de stand-up no último. O contrato do Hot Five para a exploração do antigo Nun’Álvares tem a duração de dez anos.

Artigo editado por Filipa Silva