A Agência da Curta Metragem vai levar a discussão sobre o cinema português a vários festivais de norte a sul do país. A mostra chama-se “Carta Branca aos Realizadores Portugueses” e tem a sua estreia marcada para este domingo, no Festival Luso Brasileiro de Santa Maria da Feira.

Ao JPN, Nuno Rodrigues, responsável pela mostra, contou que a Agência da Curta Metragem quis “ter um projeto especial” no ano em que celebra 20 anos de existência. “Propusemos a grande parte dos festivais de cinema em Portugal uma sessão de apresentação de curtas portuguesas dos últimos 20 anos e idealizámos que fosse um realizador distinto a cada festival”, explicou.

São os realizadores portugueses a olharem uns para os outros“, acrescentou Nuno Rodrigues. O objetivo passa por “potenciar a criação de novos olhares sobre o que foi feito nestas duas décadas” e possibilitar a quem vai a esses festivais “uma descoberta ou redescoberta” do cinema luso.

Este domingo, o “Carta Branca aos Realizadores Portugueses” leva Rodrigo Areias a Santa Maria da Feira. A sessão começa às 15h30. Segue-se o Fest em Espinho (com Gonçalo Almeida), Curtas Vila do Conde (com João Nicolau), Filmes do Homem (Eduardo Brito), Motel X (João Pedro Rodrigues), Queer Lisboa e Queer Porto (Cláudia Varejão), Close-Up (Pedro Serrazina), Doc Lisboa (Mariana Gaivão), Vista Curta (a definir), Temps D’Image (Paulo Furtado), Inshadow (Rui Xavier), Cinanima (Vasco Sá e David Doutel), Caminhos do Cinema Português (João Salaviza), Porto/Post/Doc (Mónica Santos e Alice Guimarães), Monstra (José Miguel Ribeiro), Cortex (Patrick Mendes), Indie Lisboa (Gabriel Abrantes), Encontros de Viana (Manuel Mozos), Fantasporto (José Magro) e Leiria Film Festival (Edgar Pêra).

Além desta mostra, a Agência da Curta Metragem vai também lançar um livro sobre o cinema português deste século, coordenado e editado por Daniel Ribas e Paulo Cunha, para comemorar os 20 anos de existência.

Artigo editado por Filipa Silva