O Porto Drum Show regressa este domingo, dia 14 de abril, ao CACE Cultural do Porto para uma nova edição que tem no seu cartaz bateristas como Richard Spaven (José James, The Cinematic Orchestra), Dexter Hercules (Rita Ora, Ronnie Hood), George Kollias (Nile) e Anika Nilles.

A ideia de criar o evento surgiu do desejo de Hugo Danin em ter um espaço que tivesse uma componente educativa, “dando liberdade às pessoas para andarem à volta do recinto, experimentar equipamento ou ver marcas”, enumera o organizador ao JPN. “Isto é um evento muito mais virado para o formato show do que um workshop, acrescenta.

A segunda edição do certame vai contar com algumas novidades, entre as quais a atuação de quatro bateristas, uma zona vip, 26 stands, um videowall para assistir às performances e uma sala education zone, onde várias demonstrações de equipamento vão ter lugar, feitas por formadores especializados.

Além disso, a organização vai sortear lugares vip, que possibilitam aos vencedores a oportunidade de ficarem dentro de um carro, em cima do palco, a ver os bateristas tocar.

Quanto ao critério de escolha dos bateristas, Hugo Danin refere que procura sempre aqueles que mais se destacaram nos últimos dois anos em determinadas áreas. “Se tivesse um show à medida do que são os meus gostos pessoais, talvez tivesse umas 50 pessoas a assistir. Quando faço o alinhamento do Drum Show, penso sempre na quantidade de pessoas que pode trazer cada tipo de artistas”, adianta o também diretor do Atelier de Percussão do Porto.

E relativamente ao futuro? “Quero que o Porto Drum Show fique como um evento de referência, forte e consistente. Quero aumentar mais o tecido empresarial e a parte educativa de demonstração de equipamentos. E manter a nossa coerência quanto à planificação e programação”, conclui Hugo Danin, um dos mais conceituados bateristas em Portugal.

O Porto Drum Show acontece dia 14 de abril, pelas 15h, na CACE Cultural do Porto. Os bilhetes têm um preço único de 15€ e estão disponíveis para compra em fnac.pt.

Artigo editado por César Castro