A Feira do Livro do Porto vai homenagear o filósofo Eduardo Lourenço na edição deste ano. Como em edições passadas, a feira vai ter casa nos Jardins do Palácio de Cristal do dia 6 a 22 de setembro.

Nuno Artur Silva, fundador da Produções Fictícias, vai ser o comissário desta Feira do Livro e está encarregue da programação que servirá para homenagear o autor português, que em 2011 recebeu o Prémio Pessoa. Caberá também ao ficcionista, a organização de eventos paralelos durante o período da Feira do Livro.

A bibliografia de Eduardo Lourenço, que completa 96 anos em maio, estende-se por 50 obras, que vão desde ensaios filosóficos a críticas literárias. Alguns dos títulos mais conhecidos são “O labirinto da saudade: psicanálise mítica do destino português”, “Nós como futuro” e “Tempo e a poesia”.

Além de escritor, foi professor na Universidade de Coimbra e leitor em várias universidades europeias, como as Universidades de Hamburgo e de Grenoble. Em 2005, o Centro de Estudos Ibéricos criou um prémio literário em seu nome. É ainda Conselheiro de Estado, nomeado em 2016 por Marcelo Rebelo de Sousa.

No comunicado à imprensa da Câmara Municipal do Porto, que assume desde 2014 a organização da feira, é salientada a relação do autor com o Porto, apesar de ser natural de Almeida, no distrito da Guarda. “Segundo adiantou o escritor e filósofo em entrevista a Anabela Mota Ribeiro, as memórias mais antigas que tem de si e do mundo são precisamente da cidade do Porto, onde viveu tempos da infância que o marcaram para sempre de forma indelével: ‘As primeiras imagens que tenho da vida são do nevoeiro, das fábricas, do nevoeiro que atiravam as chaminés'”, recorda a nota.

Vasco Graça Moura (2014), Agustina Bessa-Luís (2015), Mário Cláudio (2016), Sophia de Mello Breyner (2017) e José Mário Branco (2018) foram também já homenageados na Feira do Livro do Porto.

Artigo editado por Filipa Silva