A 13.ª edição do festival Literatura em Viagem (LeV) vai decorrer de 10 a 12 de maio, no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, sob o tema “A última viagem”. Alan Hollinghurst, que venceu o Man Booker PrizeMichael Cunningham, vencedor do Prémio Pulitzer, e Frederico Lourenço, que arrecadou o Prémio Pessoa, são alguns dos autores confirmados para esta edição que ainda não tem o programa fechado.

Este ano, o Teatro de Matosinhos vai acolher o LeV, que no ano anterior decorreu na Biblioteca Florbela Espanca. Para Fernando Rocha, vereador da Cultura da Câmara de Matosinhos, a mudança de local é uma “consequência da afirmação e do crescimento do festival, que vai procurar proporcionar mais espaço e conforto às centenas de pessoas que têm vindo assistir às sessões do LeV”, afirma em declarações ao JPN.

O vereador da Cultura destaca o LeV como um dos “mais antigos e persistentes festivais literários do país, que faz parte de uma estratégia muito maturada e que tem vindo a afirmar Matosinhos enquanto grande centro de produção de criatividade e pensamento.”

O Programa

O festival começa dia 10 de maio, sexta-feira, com o “Levzinho”, que vai levar as escritoras Inês Botelho e Raquel Patriarca às escolas do concelho de Matosinhos.

Carlos Fiolhais, João Canijo, José Milhazes e Rui Tavares são alguns dos oradores que vão interagir com o público em entrevistas e conversas sobre temas como o desaparecimento de Sacadura Cabral ou as vicissitudes da conquista do espaço.

O espetáculo “Na tua ou na minha língua”, realizado no âmbito do programa Connecting Emerging Literary Artists (CELA), vai contar com autores e tradutores, entre os quais Fabio Guidetti, Maud Vanhauwaert, Pedro Viegas, Simone Atangana Bekono e Xénon Cruz.

Destaque ainda para uma residência dramatúrgica de vários autores de países lusófonos, que decorre de 6 a 12 de maio, “com o objetivo de estimular e promover o teatro e a produção dramatúrgica”, segundo é possível ler numa nota de imprensa enviada pelo LeV.

A inauguração do programa vai ter lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos no dia 10 de maio.

Artigo editado por César Castro