As portas dos museus, palácios e monumentos, que estejam sob a tutela da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), vão estar abertas gratuitamente na próxima quinta-feira, dia 18 de abril. A iniciativa da DGPC assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

A DGPC faz a gestão de 23 monumentos e museus nacionais, nos quais se incluem cinco monumentos inscritos na lista do património mundial da Organização das Nações Unidas, como o Mosteiro dos Jerónimos ou a Torre de Belém. No Porto, apenas o Museu Nacional Soares dos Reis pode ser visitado gratuitamente neste dia.

O Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), em colaboração com a DGPC, pretende que a edição deste ano “promova o entendimento das zonas rurais enquanto paisagem, e da paisagem enquanto património”, explica o organismo na página oficial da internet.

Em 2018, os monumentos, museus e palácios, sob tutela da DGPC, registaram um decréscimo de 7,8% no número de visitantes, o que significa uma diminuição de quase 400 mil pessoas em comparação com o ano anterior. O Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, foi o mais visitado, com mais de um milhão de entradas.

Artigo editado por César Castro