Chama-se #SomosAcademia e é o novo programa do Porto Canal e da Federação Académica do Porto (FAP). O primeiro de 13 programas estreia já dia 25 de abril e assim vai acontecer todas as quintas-feiras, pelas 23h30, até meados de julho. A iniciativa partiu da FAP que a 8 de julho celebra 30 anos. “Entendemos que podíamos celebrar estes 30 anos com a gravação de um programa ligado às mais diversas temáticas”, explica João Pedro Videira ao JPN.

O convidado do primeiro programa será o professor Carvalho Guerra que vai falar sobre o 25 de abril.“O segundo será sobre o Dia do Trabalhador e aí falaremos sobre os empregos do futuro. No dia 9 de maio será alusivo à Europa. Já o seguinte será sobre a ligação da FAP e das associações à cidade”, desvenda o presidente da FAP. Já no dia 23 de maio, são as Eleições Europeias alvo do novo espaço de comentário.

O programa pretende versar temas não só de cariz académico como também de âmbito geral. Os primeiros oito episódios vão ter uma duração de 25 minutos e os últimos cinco 50 minutos.

O programa vai ser apresentado pela jornalista Alexandra Costa Martins e vai ter o presidente da FAP, João Pedro Videira, como convidado permanente assim como um ou dois convidados rotativos, consoante as emissões.