O Externato Ribadouro, localizado no Porto, vai ser investigado pela Inspeção-Geral da Educação (IGEC) devido a suspeitas levantadas por uma elevada concentração de classificações de 19 e de 20 valores no final do segundo período na disciplina de Educação Física, avançou esta sexta-feira a edição online do jornal “Expresso”.

O Ministério da Educação confirmou, ao JPN, a abertura de um processo de inquérito com o objetivo de “investigar a situação, bem como identificar os responsáveis por eventuais ilícitos praticados”. Caso se verifiquem atos ilícitos, o ministério “agirá intransigentemente.”

O caso foi divulgado pelo blogue “Educação Com Regras” do professor de Educação Física, Alexandre Henriques. De acordo com o docente, a situação repete-se em nove turmas do 10º ano do Externato Ribadouro.

Segundo acrescenta o Expresso, “já em novembro do ano passado, um relatório da IGEC abordava a questão das estratégias usadas pelas escolas para inflacionar as notas dos seus alunos”.

O JPN tentou, sem sucesso até ao fecho do artigo, contactar o Externato Ribadouro.

Artigo editado por Filipa Silva