Para celebrar o Dia Mundial da Dança, comemorado esta segunda-feira, o Coliseu Porto Ageas oferece 50% de desconto para os bilhetes da estreia nacional do espetáculo “Skid + Autodance”.

A apresentação, que integra o Festival Dias de Dança (DDD), acontece no sábado, às 22h00, no Coliseu. Os bilhetes (à venda no Coliseu, Teatro Rivoli, Ticketline e locais habituais), normalmente custam 10 euros, mas neste Dia Mundial da Dança podem ser adquiridos a metade do preço (5 euros) até às 23h59 desta segunda-feira.

Numa nota de imprensa, o Coliseu aponta que “o DDD pretende trazer (ainda) mais movimento à cidade, e no dia 4 de maio tem o desafio extra de levar a dança contemporânea a mais públicos, no maior teatro da região Norte”.

O espetáculo é composto por duas coreografias (“Skid” e “Autodance”), interpretadas pela GöteborgsOperans Danskompani, companhia de Dança da Ópera de Gotemburgo, da Suécia.

A primeira coreografia, da autoria de Sharon Eyal, chama-se “Autodance” e combina dança, música techno do DJ Ori Lichtik e diferentes técnicas coreográficas.

“Em palco, os bailarinos surgem em cena sem género definido e com as pernas acentuadas para que se pareçam com poderosos centauros, oferecendo um resultado visual e emocional por vezes explosivo, por vezes subtil, mas sempre sublime”, refere a nota de imprensa.

Já a segunda coreografia, “Skid”, tem como cenário um palco inclinado a 34 graus, onde “os bailarinos lutam constantemente contra a gravidade”.

Criada pelo coreógrafo Damien Jalet, nomeado para dois dos principais prémios do universo da dança, “Skid” quer refletir “sobre o desejo de chegar mais longe, o triunfo pessoal e o medo. A criação de Damien foi um sucesso na sua estreia mundial na temporada passada e agora está em demanda por toda a Europa”, aponta a mesma nota.

O DDD, este ano associado ao Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI), acontece até ao dia 25 de maio no Porto, Matosinhos, Vila Nova de Gaia e Viana do Castelo.

Artigo editado por Filipa Silva