Seis torres de vigilância implementadas no recinto da Queima das Fitas do Porto vão facilitar a monitorização e vigia do Queimódromo. A informação é avançada na edição desta segunda-feira do “Jornal de Notícias”.

O reforço da segurança, com estas estruturas de quatro metros de altura, é uma das medidas da Federação Académica do Porto (FAP) que pretende diminuir o número de ocorrências registadas em anos anteriores e contribuir para uma festa académica mais segura.

A FAP anunciou também a criação do Ponto Lilás, uma zona dentro do recinto com o objetivo de prevenir episódios de violência sexual e ajudar os jovens que se se sintam desorientados, assediados ou que queiram apenas descansar. A iniciativa é uma parceria entre três projetos: Sexism Free Night, UNi+ Programa de Prevenção da Violência no Namoro em Contexto Universitário e EIR- Emancipação, Igualdade e Recuperação.

O Ponto Lilás, que vai ser implementado no Queimódromo, vai ser a "Safe Zone" (Zona Segura) para todos os participantes na Queima.

O Ponto Lilás, que vai ser implementado no Queimódromo, vai ser a “safe zone” (zona segura) para todos os que se desloquem até à festa académica. Foto: Sexism Free Night

Ao JPN, Raissa Atzingen e Marisa Fernandes, psicólogas do projeto EIR, explicam que o Ponto Lilás tem como objetivo “sensibilizar, informar e responder de forma rápida e adaptada à ocorrência de episódios de violência sexual ou de outros tipos de violência com base no género.”

As terapeutas acreditam que a zona segura vai permitir que as pessoas “que se sintam inseguras ou desorientadas se possam dirigir para pedir apoio, incluindo o atendimento e encaminhamento de pessoas que sofreram ou estão a sofrer algum tipo de violência de género durante este evento.”

FAP convida candidatos às Eleições Europeias

Em ano de Eleições Europeias, a Federação Académica do Porto convidou os candidatos a marcarem presença na Queima. O objetivo é aproveitar a elevada concentração de estudantes no local para incentivar os mais jovens a votar. Para já, estão confirmadas as presenças dos partidos Iniciativa Liberal e Livre.

De acordo com o JN, a FAP vai desembolsar entre um a dois milhões de euros com a Queima, sendo que 28% do orçamento total vai ser destinado à segurança. A maior fatia é destinada à contratação de artistas (cerca de 40%).

A FAP já anunciou também os preços dos bilhetes e dos passes que podem ser adquiridos na internet e nos postos de venda oficiais, como a FAP, Campus S.João, El Corte Inglés, Queimódromo e o Pólo Zero. O passe semanal, que pode ser comprado apenas por estudantes, custa 56 euros. Os preços dos bilhetes diários variam entre os oito e os 12,5 euros, consoante o dia e hora de compra.

Artigo editado por César Castro

Artigo corrigido às 09h27 do dia 03 de maio de 2019 com a correção dos valores de despesa com a segurança para a Queima.