O 76.º Sarau Anual promovido pelo Orfeão Universitário do Porto (OUP) regressa esta terça-feira à noite ao Ateneu Comercial do Porto e pretende homenagear a rota de Fernão Magalhães através de várias atividades ligadas ao cancioneirismo português.

O programa da noite inclui várias performances ligadas ao fado. “‘A Balada de Outono’ ou ‘Fado da Sé'”, são exemplos.  A “novidade” resulta de o grupo ter misturado “Fado de Coimbra e Fado do Porto, também com um grupo coral”, explica Luís Mateus do OUP, ao JPN.

O tema desta edição está ligado ao mar, nomeadamente, às viagens marítimas portuguesas. Dentro destas, a efeméride dos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão Magalhães, assinalados este ano, “encaixava”. Ainda para mais, porque o OUP vai “fazer uma digressão de verão ao Brasil, ao Rio de Janeiro, um dos pontos de passagem do Fernão Magalhães”, declarou o orfeonista.

“Temos também as nossas danças e cantares populares em que os temas apresentados estão relacionados com o mar e, portanto, dentro do cancioneiro popular, fizemos uma recolha dos temas que abordam de uma maneira mais direta e menos direta, o mar”, acrescentou.

Luís Mateus destaca ainda o facto de “o Sarau Anual” do Orfeão ser “um dos espetáculos mais antigos do país a acontecerem de forma ininterrupta”, afirma.

O espetáculo tem início marcado para as 21h00 e encontra-se já com lotação esgotada.

O OUP organiza anualmente o Sarau desde 1943 com a participação de 12 grupos artísticos (grupos de coral, dança, fados e tunas) que procuram representar o que de melhor a cultura musical e etnográfica portuguesa têm para oferecer.

Artigo editado por Filipa Silva