As inscrições para a Universidade Júnior, que permite a jovens entre o 5.º e o 11.º ano de escolaridade experenciarem o ambiente universitário, arrancam entre esta quinta e sexta-feira, dia 2 e 3 de maio. Ao todo, há sete mil vagas para os cursos de verão, de 1 a 26 de julho, desenvolvidos pela Universidade do Porto.

Para os alunos de 5.º e 6.º o programa chama-se Experimenta no Verão e é composto por seis planos com cinco atividades de diferentes áreas. Já os estudantes do 7.º e 8.º terão acesso às Oficinas de Verão, também com cinco atividades de diferentes áreas ou às oficinas temáticas. Aos estudantes do 9.º, 10.º e 11.º destina-se o Verão em Projeto, um conjunto de projetos que se debruçam sobre áreas disciplinares específicas.

O programa, que se destina a alunos com idades tipicamente entre os dez e os 17 anos, contempla ainda programas alternativos como a Escola de Línguas, onde os alunos vão poder aperfeiçoar uma língua à escolha através de jogos, debates e outras atividades.

Para maiores de 14 anos há também a Escola Naval e a Marinha Portuguesa, que surgem com o programa Escola do Mar. A bordo de navios da República Portuguesa, os jovens vão poder tomar contacto com o mar e a vida a bordo bem como adquirir conteúdos pedagógicos específicos e relativos à formação nestas áreas. As inscrições abrem dia 6 de maio.

Dentro da área das ciências há também a Escola de Química e Bioquímica (a decorrer de 8 a 12 de julho), a Escola de Verão de Física (que decorre de 2 a 6 de setembro), a Escola de Ciências da Vida e da Saúde (de 2 a 7 de setembro) e a Escola das Engenharias (a decorrer de 1 a 26 de julho).

A inscrição numa semana de atividades da Universidade Júnior está fixada no valor de 80 euros, já incluindo transporte, refeições, seguro escolar e material pedagógico. O alojamento, assegurado em parceria com o Regimento de Transmissões, acresce 25 euros no valor inicial (perfazendo um total de 105 euros), ficando os juniores alojados nestas instalações militares.

Desde o seu início, em 2005, já passaram pela Universidade Júnior mais de 65 mil alunos.

Artigo editado por César Castro