Seis (dos 17) partidos candidatos às Eleições Europeias, do próximo dia 26 de maio, já aceitaram o convite da Federação Académica do Porto (FAP) para apresentarem as suas propostas à massa estudantil na Queima das Fitas do Porto. Até agora, estão confirmados PSD, PAN, Nós, Cidadãos, Aliança, Iniciativa Liberal e Livre. O objetivo é aproximar os jovens à política e combater o défice democrático nas eleições.

Para já, está garantida a presença do Aliança com Bruno Ferreira Costa, no domingo, e Lídia Pereira do PSD, na segunda-feira, avançou a FAP à Lusa. A federação confirmou ainda o Livre (ainda sem nome indicado) na terça-feira, dia do Cortejo Académico, e a Iniciativa Liberal, com Ricardo Arroja, na quarta-feira. O Nós, Cidadãos, com a presença de Paulo Morais, está agendado para quinta-feira. Já Bebiana Cunha, do PAN, vai deslocar-se à noite da Queima na sexta-feira. A Federação Académica do Porto aguarda ainda respostas do PS, BE e PCP.

Os candidatos vão trocar ideias com o presidente da FAP, João Pedro Videira, e/ou com o presidente do Conselho Nacional da Juventude, Hugo Carvalho. As conversas informais vão ter lugar no Queimódromo, num local junto ao palco principal, a partir das 22h30, meia hora antes de começarem os concertos.

Bandeira da sustentabilidade é para manter

Este ano, as preocupações ambientais continuam. A FAP voltou a candidatar-se à iniciativa Sê-lo Verde, do Ministério do Ambiente. “A Queima das Fitas do Porto foi a pioneira nos eventos académicos a envergar esse símbolo verde”, afirmou João Pedro Videira, esta quinta-feira, no programa do Porto Canal #SomosAcademia.

Além dos copos reutilizáveis, a edição deste ano vai contar com bicicletas para produção de energia para utilização nas próprias barracas, água potável não engarrafada no recinto e recolha seletiva de resíduos.

A Queima das Fitas do Porto 2019 decorre de 5 a 11 de maio.

Artigo editado por César Castro