23h00. Jimmy P dá a partida para a penúltima noite de Queima das Fitas. “Storytellers” foi das primeiras músicas de todo o espetáculo com o público a não ficar indiferente à história, acompanhando-a ao som de palmas. A performance prosseguiu com um pouco de tudo – uma adaptação de “Can’t Hold Us”, de Macklemore e Ryan Lewis, a “On Fire” do próprio artista e um conjunto de outras músicas mais românticas que acenderam labaredas entre os mais apaixonados do público.

A partir daí, o concerto tornou-se num verdadeiro “teste de energia”, com um repto especial lançado aos estudantes para que se juntassem a familiares e amigos. A colaboração com Deejay Telio “Ano Novo” acabou por surtir o efeito desejado – uma explosão de euforia.

Até ao fim foi-se misturando singles do início de carreira com músicas do novo álbum, Abensonhado”, que será lançado em outubro. Entre elas esteve “Contigo”, uma colaboração com Carolina Deslandes, para a qual gravou um vídeo, em que os espetadores foram figurantes.

Ao JPN, Jimmy P confessou estar a viver “uma das semanas mais felizes da vida” – o cantor foi pai pela segunda vez na segunda-feira – e realçou o “sabor especial” que é atuar no Porto. O compositor português adiantou ainda que este mês vai ser lançado um novo single com Joji e Nelson Freitas.

Gabriel quis inspirar estudantes “a seguirem os seus sonhos”

Gabriel, o Pensador seguiu-se com uma vitalidade diferente. Sob o capuz de um hoodie cinzento, o também compositor e escritor demonstrou um espírito descontraído e vagueou pelo palco por entre rimas e ritmos.

Depois do “aquecimento”, o carioca, já de capuz em baixo, chamou Deco para junto de si. O objetivo: unir as culturas portuguesas e brasileiras. O rapper desejou ainda votos de felicidade a todos os estudantes e recordou-os de seguir os próprios sonhos.

Houve ainda tempo para improviso com a ajuda da plateia para uma música com uma mensagem forte contra o racismo e adaptações de temas mundialmente famosos, como “Everything’s Gonna Be Alright”, de Bob Marley e “Back in Black”, dos AC/DC. Já “Surfista Solitário” foi um êxito entre os espetadores e, porque as marés são afetadas pela força gravitacional da lua, o próximo destino foi precisamente uma viagem até lá com “Astronauta”.

“2345Meia78” foi das últimas músicas da noite. Mesmo pressionado pelo tempo, Gabriel não esqueceu os fãs e desceu ao fosso para sentir o calor do público.

Ao JPN, Gabriel, o Pensador contou que foi “especial” estar de volta à Queima das Fitas do Porto, após a passagem pelo evento em 2016. O compositor levantou o véu e revelou que, até ao final do mês, vai ser lançado um trabalho com a compatriota Jade Baraldo. O single aborda a liberdade de expressão e o tratamento do ponto de vista do sexo feminino. Mas as novidades não se ficam por aqui. Na calha está também outro videoclipe: um “desabafo” sobre as tragédias que têm acontecido no Brasil e no Mundo.

Antes de regressar ao seu país, Gabriel, o Pensador volta a Portugal dia 15 de junho, com um espetáculo em Carcavelos.

Texto editado por César Castro