O presidente do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto e dois autarcas foram detidos esta quarta-feira na Operação Teia, da Polícia Judiciária (PJ) do Porto. Em causa, estão suspeitas de corrupção, tráfico de influências e participação económica em negócio. Além de Laranja Pontes, estão entre os detidos Joaquim Couto, presidente da câmara de Santo Tirso, Miguel Costa Gomes, presidente da autarquia de Barcelos, e Manuela Couto, empresária e mulher de Joaquim Couto.

De acordo com o comunicado da PJ, “a investigação, centrada nas autarquias de Santo Tirso, Barcelos e Instituto Português de Oncologia do Porto, apurou a existência de um esquema generalizado, mediante a atuação concertada de autarcas e organismos públicos, de viciação fraudulenta de procedimentos concursais e de ajuste direto com o objetivo de favorecer primacialmente grupos de empresas, contratação de recursos humanos e utilização de meios públicos com vista à satisfação de interesses de natureza particular”.

Na operação policial realizaram-se dez buscas domiciliárias e não domiciliárias em autarquias, entidades públicas e empresas, nas zonas do Porto, Santo Tirso, Barcelos e Matosinhos, tendo sido detidas as quatro pessoas referidas, com idades compreendidas entre os 48 anos e os 68 anos.

A investigação irá “prosseguir para apuramento de todas as condutas criminosas e da responsabilização dos seus autores”, lê-se na nota divulgada pela PJ.

Artigo atualizado pela última vez às 15h34 de dia 29 de maio de 2019