De metro, comboio ou autocarro, saiba quais são as principais alternativas, os reforços planeados e os condicionamentos de trânsito esperados para a noite de 23 para 24 de junho.

Ponte D. Luís cortada a partir das 23h45

De 23 para 24 de junho, o metro volta a estar aberto durante toda a noite de São João. A única exceção será mesmo a Linha Violeta (Estádio do Dragão/Aeroporto), que mantém o horário habitual e encerra à 1h00. Por motivos de segurança e dada a grande aglomeração de pessoas esperada na Avenida, a estação dos Aliados vai estar encerrada entre as 21h00 e as 5h00.

O reforço de frequências e capacidades em todas as linhas vai ser efetuado a partir das 20h00, de dia 23. Já ao longo da noite, os intervalos de frequência de veículos vão variar consoante a hora e a linha:

• a Linha Azul (Estádio do Dragão/Senhor de Matosinhos): 10 minutos até às 02h00 e 15 minutos após esse momento.
  • a Linha Vermelha (Estádio do Dragão/Póvoa de Varzim): 15 minutos entre as 20h00 e as 03h00, sendo que a partir dessa hora e até às 06h00 passa para os 30 minutos.
  • a Linha Verde (Campanhã/ISMAI): 10 minutos entre as 20h00 e as 03h00. A partir desse horário passa para os 20 minutos.
  • a Linha Amarela (Hospital de São João/Santo Ovídio): 6 minutos entre as 20h00 e as 04h00. A partir das 04h00 será de 15 minutos.
  • a Linha Laranja (Fânzeres/Senhora da Hora): 10 minutos entre as 20h00 e as 02h00. A frequência aumenta para os 15 minutos a partir das 02h00 e até às 06h00.

Devido ao fogo de artifício no Rio Douro e também a partir da Ponte D. Luís, a travessia do metro no tabuleiro superior vai estar interrompida entre General Torres e São Bento, entre as 23h45 e até cerca das 04h00. Neste período, a Linha Amarela funcionará de forma regular, no Porto, entre o Hospital de S. João e S. Bento e, em Gaia, entre Santo Ovídio e General Torres.

Também em ambos os tabuleiros na Ponte D. Luís, a circulação de pessoas vai estar interdita entre as 23h30, do dia 23, e a 01h00, do dia 24, pelo que a PSP aconselha “a que as pessoas escolham alternativas na sua mobilidade”.

STCP reforça linhas

Aqueles que viajarem na rede STCP vão poder contar com uma maior frequência e viaturas de grande capacidade nos principais eixos. Está também assegurado o serviço contínuo entre o início da noite de domingo (23 de junho) e a manhã de segunda-feira (24 de junho).

Todas as paragens localizadas na Cordoaria, Trindade, Pr. Liberdade, Batalha, D. João I, Carmo, Aliados e, em Gaia, na parte final da Av. da República e acessos às Pontes Luís I e Infante, vão estar desativadas devido a impedimentos de trânsito.

Estão também previstas algumas alterações de paragens de término (que podem ser consultadas aqui) e supressões em algumas linhas, como é o caso do 500 (a partir das 19h00), do 904 (a partir das 20h30), do 11M (não efetua serviço na noite de São João) ou dos elétricos (a partir das 18h00).

Mais comboios e bilhete promocional

A CP vai assegurar para a noite mais longa do ano 27 comboios especiais. Este reforço corresponde à disponibilização de mais de 28 mil lugares adicionais. Como habitual, está ainda disponível um bilhete promocional de dois euros (de ida e volta), válido entre as 12h00 do dia 23 e as 12h00 do dia 24 de junho, que pode comprar até ao dia 22 de junho.

No caso das máquinas de venda automática, o bilhete é carregável no cartão Siga, que tem o custo de 0,50 cêntimos, para quem ainda não o possui. Se fizer esta compra antecipada, será premiado com uma pulseira que permitirá a passagem mais rápida no corredor especial do controlo de acessos nas estações que servem o evento.

Os horários especiais dos comboios podem ser consultados aqui:

Porto – Aveiro

Porto – Braga

Porto – Guimarães

Porto – Marco de Canaveses

Condicionamentos de trânsito e estacionamento

De modo a garantir condições de segurança e a mobilidade de pessoas e veículos, vão existir condicionamentos de trânsito e estacionamento, nos seguintes arruamentos e períodos:

Proibido o estacionamento, exceto veículos autorizados, do dia 22 ao dia 24 de junho e conforme sinalização a estabelecer nos locais:

• Praça do General Humberto Delgado;
  • Rua do Dr. António Luís Gomes;
  • Rua de Ramalho Ortigão;
  • Rua de Camões, no troço compreendido entre a Rua de Gonçalo Cristóvão e a Rua do Alferes Malheiro;
  • Rua do Estevão;
  • Rua Almada, no troço compreendido entre a Praça da República e a Praça Filipa de Lencastre.

Proibido o trânsito das 19h00 do dia 23 às 06h00 do dia 24 de junho:

• Rua de Camões, no sentido norte/sul;
  • Túnel da Ribeira;
  • Rua da Ribeira Negra;
  • Avenida de Gustavo Eiffel;
  • Avenida de Paiva Couceiro.

A autarquia do Porto informa que podem ocorrer cortes temporários das 23h45 do dia 23 às 00h45 do dia 24 de junho na Ponte do Infante.