Este ano não vai ser proibido lançar balões com mecha durante a noite de São João, no Porto. “Em função das previsões meteorológicas, que apontam para grande humidade do ar, previsão de baixa velocidade do vento e de baixa temperatura, não foi necessário decretar a proibição cautelar de lançamento de balões”, adiantou Marco Martins, presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto, ao Porto Canal, informação também confirmada pelo JPN junto da Proteção Civil.

À semelhança dos anos anteriores, o espaço aéreo do Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai estar encerrado temporariamente das 21h45 de dia 23 à 01h00 de dia 24 de junho, ou seja, “durante o período de maior intensidade de largada dos balões de ar quente com mecha acesa.” Em comunicado, a Autoridade Nacional da Aviação Civil explica que esta é uma “medida de precaução contra eventuais situações de perigo para navegação aérea, designadamente o risco de colisão e de interferência na operação segura da aeronave”.

Ao JPN, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera assegura que, durante o final da tarde e noite de 23 para 24 de junho, o vento vai estar fraco e que a probabilidade de precipitação é baixa. “Embora chova de sábado para domingo, de domingo para segunda é capaz de haver aqui um interregno. A noite deverá estar sem precipitação e com temperaturas não muito baixas. No dia 24 de manhã, já voltará a haver alguma precipitação.”