A partir de setembro, os jovens dos 13 aos 15 anos residentes na cidade do Porto vão poder viajar gratuitamente nos transportes públicos da rede intermodal Andante. A medida foi aprovada por unanimidade na reunião pública do Executivo da Câmara Municipal do Porto (CMP) na sexta-feira.

Para o efeito foi criado um novo título Andante – com o nome “Porto.13-15” cujo formulário está já disponível em todas as escolas – públicas, privadas e profissionais – do município, de acordo com a vereadora dos Transportes, Cristina Pimentel.

Para os jovens que residam no Porto, mas estudem fora do concelho, o formulário está disponível no Gabinete do Munícipe (Praça General Humberto Delgado 266, 4000-010 Porto).

A autarquia estima uma despesa de um milhão de euros com a medida e não fecha a porta ao alargamento a outras faixas etárias. O presidente da CMP, Rui Moreira, comprometeu-se na reunião a reapreciar o possível alargamento – por exemplo, até aos 18 anos – dentro de um ano.

Através do PART – Programa de Apoio à Redução do Tarifário, acordado entre o Governo e a Área Metropolitana do Porto, já estava garantida a gratuitidade do uso de transportes públicos até aos 12 anos. Com a medida aprovada na sexta-feira, a CMP alarga o benefício aos 15 anos, para todos os que residam na cidade.