O primeiro programa de rádio do Repórteres em Construção (REC) tem como tema central as rádios universitárias. No Porto existiu uma, que emitiu durante dois anos. Ricardo Jorge Pinto e Aurélio Gomes ajudam-nos a recuperar a memória da RUP e a importância que teve para uma geração.

Esta reportagem foi produzida no âmbito do “REC-Repórteres em Construção“, um projeto editorial que junta estudantes, professores e jornalistas de todo o país. O programa completo, emitido a 6 de janeiro na Rádio Renascença, parceira do projeto, pode ser ouvido aqui.

O programa contou com a participação de Inês Batista e Zhang Qinzhe da Universidade de Coimbra, Luísa Correia e Renata Monteiro, da Universidade do Porto, Luís Fernandes, Margarida Alpuim, Rita Luís e Maria Moreira Rato, da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa e Joana Gonçalves, Mariana Cruz e Cláudia Monarca Almeida, da Universidade Nova de Lisboa. O programa foi editado por Luís Bonixe, professor do Instituto Politécnico de Portalegre. A condução do programa foi de Manuela Pires. A pós-produção esteve a cargo de Miguel van-der Kellen, professor da Universidade Autónoma de Lisboa e formador do Cenjor.