Só a Austrália parou Portugal. Depois de um percurso imaculado até às meias-finais do torneio de basquetebol feminino das Universíadas de Nápoles, a seleção portuguesa foi derrotada esta segunda-feira pela campeã em título nas meias-finais da prova, mas vai ainda disputar o bronze.
Independentemente do desfecho do jogo desta quarta-feira, a equipa comandada por Ricardo Vasconcelos já fez história ao chegar tão longe na prova, pela primeira vez na história da competição.
Diante das australianas, as atletas portuguesas passaram a maior parte do jogo na frente do marcador, mas a fase final da partida foi decisiva para a equipa adversária que acabou por vencer por 56-49. Destaque para a prestação de Laura Ferreira (University of South Florida/EUA), responsável por 21 pontos à sua conta.
Portugal vai agora tentar a terceira posição do torneio, em jogo a disputar esta quarta-feira às 17h00 locais (menos uma hora em Portugal Continental), diante do Japão, que perdeu nas meias-finais com os Estados Unidos (84-89).
Portugal venceu os quatro jogos que disputou até às meias-finais, derrotando as seleções da Argentina (64-50), Roménia (69-32), Rússia (75-54) e República Checa (60-44), este último nos quartos de final da prova.
O Japão leva balanço semelhante na folha de serviço, com vitórias sobre a Ucrânia (63-48), a Hungria (72-54), a República Checa (93-65) e, nos quartos de final, sobre a Rússia (89-83).
A final do torneio de basquetebol masculino vai ser disputada entre a Austrália, atual detentora do título, e os EUA, também esta quarta-feira, a partir das 20h00 locais.
Diploma para José Lopes
Na natação, o destaque vai, até aqui, para a prestação de José Lopes (U.Minho/SC Braga) que no domingo bateu o recorde nacional absoluto dos 800 metros livres (que pertencia desde 2007 a Fernando Costa), tendo passado à final da prova.
Foi oitavo classificado o que lhe valerá um diploma, prémio atribuído a todos os atletas posicionados nos primeiros oito lugares de cada competição.
As Universíadas decorrem em Nápoles até ao dia 14 de julho. Portugal tem um total de 72 atletas envolvidos em dez modalidades.