Podes é o primeiro festival de podcasts portugueses e está a decorrer este sábado, em vários locais no Chiado, em Lisboa. O festival é organizado pelo jornal “Público” e pela Portcasts-Rede Portuguesa de Podcasts e vai contar com diferentes atividades ao longo de todo o dia. Durante a manhã, o Chiado será palco de vários workshops relacionados com o tema e, durante a tarde, vai ser possível ver painéis e podcasts gravados ao vivo.

Para o fim da tarde está agendada a entrega dos Prémios Podes, para os quais há 49 nomeados nas 11 categorias a concurso. A cerimónia de entrega dos prémios vai acontecer no edifício dos Paços do Concelho, em Lisboa.

Entre os cinco nomeados na categoria Universidades, encontram-se dois podcasts feitos por alunos do curso de Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o “Bom dia Matosinhos” e o “Nada de Mais“, ambos da CC:FM.

O “Nada de Mais”, criado em outubro de 2018 e com uma duração por episódio inferior a dois minutos, propõe-se “apenas a fazer uma questão do dia a dia” a um convidado. Como explica o criador, Rodrigo Salazar Oliveira, trata-se de “uma espécie de crítica irónica tanto à atual sociedade do imediato sem tempo para uma reflexão extensa, como à banalidade da vida.”

Ao JPN, Rodrigo Salazar Oliveira disse que o festival e, principalmente, a nomeação “foram uma surpresa, não estava à espera.” Quanto ao conceito do festival, o autor de Nada de Mais “acha interessante”, considera que os workshops são bons para quem “quer aprender mais” e espera que a gala seja “uma boa partilha de experiências”.

Pedro Miguel Oliveira, autor do “Bom Dia Matosinhos”, disse ao JPN que quando surgiu a possibilidade de criar um podcast ficou “deslumbrado”, já que para ele o formato sempre funcionou como “uma alternativa à música”.

O podcast existe desde fevereiro deste ano e é lançado semanalmente. Cada episódio tem uma duração entre 20 minutos e uma hora e é dividido em três segmentos. Numa primeira parte apresenta-se o convidado, depois segue-se um segmento com perguntas do estilo “would you rather” relacionadas com o tema do episódio e, por fim, um momento interativo em que o convidado responde a pedidos de conselhos de ouvintes anónimos.

Depois de ter conhecimento da nomeação, Pedro Miguel Oliveira diz ter sido “completamente surpreendido”, mas está “super feliz e orgulhoso”.

Para o estudante do curso de Ciências da Comunicação, o conceito do festival é “entusiasmante, porque valida o género (podcast) em Portugal e não só o valida como mostra que é sério, que há variedade e necessidade de reconhecimento, já que a rádio ainda é bastante resistente à existência de podcasts”. Por isso, acredita que o Podes vai fazer com que o podcast “cresça ainda mais”.

O painel de jurados, constituído por vários profissionais da área da cultura, entretenimento, jornalismo e educação conta com a presença de Ana Isabel Reis, professora da Universidade do Porto e Bárbara Baldaia, antiga jornalista da TSF.

Os bilhetes para a primeira edição do Podes podem ser adquiridos de forma gratuita no site do festival.

Artigo editado por Filipa Silva