Greta Thunberg iniciou sozinha uma greve à escola em setembro de 2018, em frente ao parlamento sueco, para apelar à tomada de medidas contra as alterações climáticas, inspirando um movimento global que recebeu grande atenção mediática.

Cartaz da Greve Climática Estudantil para 29/11/2019.

Portugal não foi exceção, e Matilde Alvim, uma jovem de 17 anos na altura, foi a principal precursora da greve estudantil no país, criando núcleos nas cidades de Lisboa, Porto e Coimbra. As três greves nacionais aconteceram a 15 de março, 24 de maio e 27 de setembro deste ano, tendo esta última mobilizado mais de 5 mil pessoas no Porto.

A próxima greve é já sexta-feira, dia 29 de novembro. O Porto terá uma concentração às 15h00 na Avenida dos Aliados, e uma vigília até à meia-noite.

Eduardo Roque, um dos responsáveis pelo movimento, contou ao JPN que o núcleo do Porto tem insistido em sessões de esclarecimento em escolas e sessões de cinema sobre o clima, como “estratégia de sensibilização e mobilização.” Para além disso, têm feito também os “Fridays for Future”, em que se reúnem todas as sextas-feiras na Avenida dos Aliados, onde protestam para demonstrar a sua “persistência e força de vontade, e também como forma de mobilização e integração no ativismo.”

Apesar das 5 mil pessoas presentes na última greve, o ativista prevê um número menor de pessoas a aderir na sexta-feira, principalmente por causa do frio, chuva e o facto de a quarta concentração coincidir com o intenso período de testes e trabalhos para os jovens.

Em entrevista ao JPN, David Amorim, outro dos organizadores do movimento e representante do núcleo do Porto, falou de outras iniciativas da Greve: “Há uma limpeza de praia em Viana do Castelo, que foi feita com a colaboração da greve, há uma limpeza de praia na Madalena, há uma concentração da greve aqui ou ali, e é isto que nos deixa muito felizes, que continuem a haver os grandes movimentos, mas continuarem a surgir coisas pequenas em todo o lado.”

Numa carta publicada nas redes sociais, a Greve Climática Estudantil convidou Greta Thunberg a passar por Portugal no seu caminho rumo à COP25, que se realizará em Madrid entre 2 e 13 de dezembro de 2019. Depois da confirmação da vinda de Greta a Portugal, Eduardo Roque adianta que a Greve Climática Estudantil está a preparar algo com a ativista, mas não é ainda público o que vai ser feito, nem a data em que a jovem sueca vai passar pelo país.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Fridays For Future Portugal 🌍 (@greveclimaticaestudantil) a

Artigo editado por Filipa Silva

Este artigo foi realizado no âmbito da disciplina TEJ II – Online