Uma visita à página da aplicação ANDA na Google Play Store é elucidativa. Vários utilizadores estão a queixar-se de terem ficado impossibilitados de usar a aplicação, no momento em que atualizaram o seu telefone para a mais recente versão do Android. A razão é simples e consta agora como aviso na descrição: “A aplicação não é de momento compatível com Android 10“.
Na página, há registo de queixas desde outubro do ano passado, mas o problema persiste.
Em resposta ao JPN, o TIP-Transportes Intermodais do Porto, que gere a rede Andante, diz que o número de afetados é “reduzido” e garante que “está já encontrada uma solução alternativa”, que estará neste momento em fase de testes, prevendo o lançamento da nova versão “até ao final do mês de janeiro”.
Utentes queixam-se de prejuízos
Além do inconveniente de deixarem de usufruir do sistema de bilhética desmaterializado, lançado no mercado em junho de 2018 com o objetivo de facilitar a vida aos utentes de transportes públicos da Área Metropolitana do Porto, há quem se queixe de prejuízos.
Pessoas como Jorge Teixeira, de 35 anos, residente na Maia: “na altura em que saiu o update para o meu telefone, já me tinha sido cobrado o valor de 30 euros da mensalidade [a aplicação calcula o tarifário mais económico para o utilizador consoante as viagens que vai somando] e a partir daí não iria pagar mais títulos, desde que andasse naquelas três zonas. Como a aplicação foi à vida, fiquei sem a minha mensalidade. Tive de andar a pagar os títulos individuais até ao final do mês”, conta ao JPN.
A solução deste aderente de primeira hora da aplicação foi, desde novembro, voltar ao passado: “voltei ao analógico e ando a carregar viagens ocasionais, ou a mensalidade nos meses em que acho que a mensalidade compensa.”
O motivo pelo qual optou pela aplicação era exatamente o oposto: não ter de se preocupar com o tarifário mais ajustado de mês para mês e poder fazer viagens de diferentes tipologias sem se preocupar em ter Andantes carregados com diferentes títulos.
“No meu passe tenho imensas viagens Z3, mas se saio de casa e quero ir a Vila do Conde, que implica viagens Z5, não tenho como comprar a viagem perto de minha casa. Não há máquinas. Com o ANDA não tenho esse problema”, exemplifica.
O utente, como muitos dos que usaram a página da Play Store para manifestarem a sua insatisfação com o TIP-Transportes Intermodais do Porto, acusa a entidade que gere o sistema Andante de “muita inércia” no processo.
“Aquilo que eles tinham de fazer à aplicação hoje, é o mesmo que tinham de fazer há seis meses. Não mudou nada no Android até à data. Se nestes seis meses não foram capazes de alterar a app, testar e libertar para as pessoas, dá a sensação que estão à espera que a Google volte atrás”, aventa Jorge Teixeira.
O trabalhador da área da automação industrial suspeita que uma alteração na política da Google esteja na base do impasse e para aí apontam outros comentários escritos na página da aplicação: “Até à versão 9 do Android, era possível a qualquer aplicação ver qual o IMEI do telemóvel [número de identificação do aparelho] e a Google bloqueou isso no Android 10. E bem, na minha opinião. E o ANDA usava o IMEI do telemóvel para saber que aquela pessoa é mesmo aquela pessoa e que não haveria duas pessoas a usarem a mesma conta do ANDA.”
O TIP não especifica as razões, mas assume que se o acompanhamento das modificações tecnológicas são a “tarefa mais ‘espinhosa'” neste projeto, a tarefa foi ainda mais “complexa” neste caso: “Desta vez, as alterações verificadas no Android 10 face às versões anteriores, ‘acertaram’ em algumas questões estruturais da aplicação ANDA, e exigiram conceber e desenvolver uma alternativa, com impacto, quer do lado da app quer do lado do backoffice que a suporta, tendo sido mais demorado do que habitualmente”.
A empresa estima ainda que tenha sido afetado “um número reduzido de utilizadores, globalmente inferior a 50” e diz-se disponível para, “no caso dos clientes que tenham adquirido uma assinatura Andante, depois de a app ter deixado de funcionar para Android 10, naturalmente ressarcir estes clientes do montante que foi cobrado pela app ANDA até esta ter deixado de operar.”
No total, avança a mesma fonte, existem 13.840 aplicações ANDA ativas, dando origem a cerca de 70 mil validações mensais. Um valor que representa novo aumento face aos últimos números conhecidos, mas ainda muito áquem dos 10% do total de validações, na altura apontados como meta a atingir até ao final de 2019.
Artigo atualizado às 16h55 de 7 de janeiro de 2020 com informações do TIP-Transportes Intermodais do Porto.