A Câmara Municipal do Porto decidiu dar “um parecer desfavorável” ao Pedido de Informação Prévia que visava a transformação do edifício onde hoje se encontram as Galerias Lumière numa unidade hoteleira. O município avançou a informação esta sexta-feira à Agência Lusa, indicando que o requerente tem agora “dez dias úteis” para se pronunciar.

A “valorização da identidade urbana do Porto, através da conservação dinâmica dos tecidos existentes e manutenção dos usos neles instalados” foi um dos motivos apontados, considerando a autarquia “essencial” manter no local a “galeria comercial, ao nível do piso térreo”, “potenciando desta forma a comunhão de usos mistos e de múltiplas vivências”, referiu à Lusa.

A CMP quer ainda garantir que seja mantido o atravassamento pedonal entre as ruas José Falcão e das Oliveiras, que as galerias permitem.

A alteração do uso – de comércio e serviços para uma unidade hoteleira – proposta para as frações do edifício tinha merecido parecer favorável da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) em novembro, com a entidade a referir na altura que o “futuro projeto” a implementar teria de ser alvo “de nova apreciação”.

A DRCN é chamada a pronunciar-se uma vez que as Galerias Lumière estão localizadas numa zona geral de proteção do Depósito de Materiais da Fábrica das Devesas, como explica a agência noticiosa.

A intenção da atual administração das Galerias Lumière de fechar as galerias comerciais para ali ser instalada uma unidade hoteleira foi conhecida em outubro. Vários lojistas já deixaram o espaço. A notícia motivou uma petição pública que reuniu perto de duas mil assinaturas.

As Galerias Lumière foram inauguradas em 1978 e já albergaram um cinema com duas salas. Desde 2014, que mantém o conceito atual com espaços de restauração e lojas.