O Rally de Portugal vai, mais uma vez, passar pelo Porto. O Automóvel Clube de Portugal (ACP) apresentou, esta quinta-feira (16) numa cerimónia realizada na sede da instituição, em Lisboa, o programa da prova, confirmando a passagem pela cidade Invicta. O Porto vai ser palco da terceira etapa da competição, a penúltima, a 23 de maio, desta vez, disputada a um sábado.

Na 54.ª edição, o Vodafone Rally de Portugal recupera a Porto Street Stage. Tal como aconteceu em 2016 e 2018, a etapa vai realizar-se ao final da tarde, com passagem pela Baixa da cidade, num percurso de perto de dois quilómetros.

O percurso é semelhante ao de 2018 e tem início no topo da Avenida de Dom Afonso Henriques, perto da Sé Catedral, e final junto ao Tribunal da Relação do Porto, ao lado do Jardim da Cordoaria. Pelo meio, permanecem as passagens pela Estação de São Bento, Rua de Sá da Bandeira, Praça de D. João I, Avenida dos Aliados e Rua dos Clérigos. Prevê-se a partida do primeiro concorrente às 19h03. Em 2018, a Porto Street Stage juntou mais de 100 mil espectadores ao longo de quase dois quilómetro de percurso.

Este ano, a prova nacional vai envolver 14 municípios da região Norte e Centro do país. A etapa portuguesa é pontuável para o Campeonato Mundial de Ralis e vai decorrer entre os dias 21 e 24 de maio. A edição deste ano vai contar com mais quilómetros de percurso, mais de 1.500 quilómetros, e mais especiais de classificação.

O ponto de partida oficial da prova vai ser em Coimbra e a base operacional mantém-se na Exponor, em Matosinhos. Esta base é de entrada gratuita e os adeptos poderão contactar com os pilotos e respetivas equipas, assim como ver de perto o trabalho das máquinas do Rally.

O programa definitivo será publicado em Regulamento e sujeito a aditamentos.