Matosinhos está à procura de startups, empresas com menos de quatro anos de atividade, ou projetos empresariais que tenham por objetivo criar ideias de negócio ligadas à economia do mar. As candidaturas estão abertas até 9 de fevereiro.
O BluAct é um projeto (e concurso) europeu que envolve sete cidades europeias, no qual Portugal se faz representar por Matosinhos. A iniciativa pretende promover o empreendedorismo sustentável em investimentos relacionados com a economia do mar.
Nesse sentido, as ideias de negócio apresentadas devem ter como tema comum a economia do mar, podendo incidir nos âmbitos do turismo, desporto, moda, investigação ou formação.
A UPTEC Mar é um centro orientado para acolher projetos ligados às ciências e tecnologias do mar.
Em maio de 2014, o Pólo do Mar, da UPTEC, foi inaugurado nas atuais instalações, na Avenida da Liberdade, em Leça da Palmeira.
O UPTEC Mar tem a capacidade de incubar perto de quatro dezenas de empresas.
O Pólo do Mar é um dos quatro pólos da UPTEC (Mar, Asprela I, Asprela II e Baixa)
Segundo nota de imprensa, o BluAct visa “apoiar projetos empresariais inovadores, sobretudo intensivos em conhecimento e tecnologia, e promover a criação de emprego qualificado”.
O prémio final consiste na realização de um programa de aceleração e incubação, durante um ano, no UPTEC Mar, em Leça da Palmeira. Existe, ainda, um prémio extra patrocinado pelo Super Bock Group, no valor máximo de 5 mil euros, para os projetos empresariais vocacionados para a sustentabilidade e economia circular.
De todas as candidaturas submetidas, vão ser selecionadas as 10 melhores ideias. O processo de seleção termina a 2 de março, com o anúncio dos três melhores projetos.
As candidaturas devem ser submetidas através do preenchimento do formulário online, fundamentando-se com o envio de documentação que certifique a qualidade da proposta.
A par com Matosinhos, estão a concurso as seguintes cidades: Piraeus (Grécia), Burgas (Bulgária), Mataro (Espanha), Ostend (Bélgica), Galati (Roménia) e Salerno (Itália).