Estão abertas as candidaturas aos prémios Novos Talentos FNAC 2020, um concurso anualmente promovido pela cadeia de lojas de origem francesa que premeia autores desconhecidos em várias categorias.

Além da fotografia, cinema, música e escrita, a FNAC vai este ano também distinguir, pela primeira vez, as melhores propostas na área da ilustração.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até ao dia 5 de abril, sendo os vencedores anunciados no final de maio.

Em todas as categorias, podem participar residentes em Portugal com idade igual ou superior a 18 anos. Em cada uma delas, haverá um vencedor e duas menções honrosas. Cada um dos cinco vencedores – um por categoria – receberá 1.250 euros, além de outros prémios que variam consoante a categoria.

Na música, vão ser avaliados temas originais. O júri será formado pelos radialistas Henrique Amaro e Luís Oliveira, bem como pelos jornalistas Lia Pereira e Rui Miguel Abreu.

No cinema, o concurso premeia curtas-metragens de ficção ou animação de até oito minutos. Além do presidente da Academia Portuguesa do Cinema, Paulo Trancoso, integram o júri os realizadores João Salaviza e Margarida Cardoso, além do professor da Universidade Lusófona Paulo Viveiros.

Na fotografia, serão avaliados portefólios de 12 a 18 imagens originais pelo júri. A avaliação fica a cargo do fotojornalista Mário Cruz, do fotógrafo Augusto Brázio, do professor de Fotografia Francisco Feio e do jornalista Sérgio B. Gomes.

Na escrita, a organização procura os melhores contos escritos em português. A escolha caberá aos escritores Afonso Cruz, Dulce Maria Cardoso e João Tordo, bem como a Conceição Garcia, da empresa Escrever, Escrever.

Por último, na novíssima categoria de ilustração, os interessados têm de apresentar três ilustrações originais, que vão ser apreciadas por um júri de ilustradores: Catarina Sobral, Leonor Zamith, Bernardo Carvalho e João Fazenda.

Os regulamentos de cada uma das categorias e mais informações sobre os prémios podem ser encontrados na página dedicada pela cadeia de lojas ao concurso.