A Universidade do Porto (UP) continua a ser a instituição de ensino portuguesa que mais participantes envia em programas de mobilidade no estrangeiro através do Erasmus+, seguida pelas universidades de Lisboa e de Coimbra. Segundo o relatório anual de 2018 sobre o Erasmus +, publicado esta terça-feira (28), os destinos mais escolhidos pelos portugueses são Espanha, Itália e Polónia.

O documento indica as três instituições que lideram o ranking no envio de alunos em cada país, sem detalhar números por instituição. Mas de acordo com o portal de notícias da Universidade do Porto, no ano letivo a que reporta o relatório agora divulgado, terão sido 1.106 estudantes a saírem da UP para instituições europeias ao abrigo do Erasmus+.

Em 2018, entre estudantes do ensino superior, estagiários ou estudantes de países parceiros – os que não estão incluídos nos 28 membros da União Europeia, Irlanda, Liechtenstein, Noruega, Macedónia do Norte ou Turquia -, Portugal enviou para outros países 9.677 pessoas, mais 545 do que no ano letivo anterior.

Porém, o número de estrangeiros que Portugal acolhe é bem superior ao que envia para outros países, tendo vindo a crescer de ano para ano. Em 2018, foram 15.237 os que escolheram o país para estudar, quase mais mil pessoas do que no ano anterior.

Além dos programas de mobilidade no ensino superior, o Erasmus + engloba ainda programas de educação e treino vocacional, de ensino para adultos, entre outros.

Em três décadas, o Erasmus + já contou com a participação de 10 milhões de jovens no universo dos países englobados pela iniciativa. Segundo o relatório referido, o orçamento do projeto também teve um aumento de 10% no financiamento, sendo de 2,8 mil milhões de euros, em 2018.