De carro, são pouco mais de cinco os minutos que separam a agitação da cidade da profunda calma da aldeia de Couce, no concelho de Valongo. As casas, visivelmente antigas – ainda feitas de xisto –, unem-se numa estreita rua, mas apenas quatro estão habitadas. O número de pessoas que vivem em Couce conta-se pelos dedos das mãos. Uma aldeia que vive do campo, da natureza e da terra. Onde os animais – em grande número – são companhia. Onde a paz e a tranquilidade são um disco riscado e a música só muda quando, em agosto, a aldeia se prepara para receber a romaria do ano.

Esta reportagem foi produzida no âmbito do “REC-Repórteres em Construção“, um projeto editorial que junta estudantes, professores e jornalistas de todo o país. O programa completo, emitido a 2 de fevereiro na Rádio Renascença, parceira do projeto, pode ser ouvido aqui.

Neste programa participaram Sara Pires, Bárbara Brochado e César Castro, da Universidade do Porto; Joana Felício e Cristiana Bernardino do Instituto Politécnico de Tomar; Francisco Nascimento, Adriana Gonçalves e Pedro Lopes, da Universidade da Beira Interior; e Inês Freitas e Sofia Baptista, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. A edição e apresentação é de Ricardo Morais, professor na Universidade da Beira Interior, com o apoio de José Ricardo Carvalheiro, também da Universidade da Beira Interior, e Miguel van-der Kellen, professor na Universidade Autónoma de Lisboa e formador no Cenjor.