O Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO-Porto) assinala este sábado (15) o Dia Internacional da Criança com Cancro. A exposição “De que cor é o cancro?” convidou as crianças doentes a expressarem, através da arte, a sua relação com o “bicho”.

Tudo começou há um ano. Segundo a equipa de comunicação daquela unidade de saúde, numa conferência de sensibilização para o cancro infantil, uma criança terá levantado a seguinte questão: “de que cor é o cancro?” Foi esse o ponto de partida para a exposição que é inaugurada no próximo sábado (15), às 15h00, na entrada principal do IPO-Porto.

O Serviço Pediátrico lançou o desafio a 36 crianças e adolescentes, dos quatro aos 18 anos, internados ou em seguimento no IPO. O objetivo seria o de pintarem telas com cores que representassem aquilo que sentiam em relação ao cancro, apoiadas por textos escritos pelos próprios.

Segundo uma nota de imprensa divulgada pela organização, que dá conta de alguns testemunhos daquelas crianças, da pergunta surgiram várias respostas. Embora “o bicho” esteja presente nas pinturas, representado pela cor preta; também houve quem tivesse usado o verde, “porque significa esperança” e porque “é a cor da sorte”; o vermelho, “porque é a cor do sanguinho”; e o amarelo “porque é a vida e vai ter de correr tudo bem”.

No mesmo comunicado, Ana Maia Ferreira, diretora do Serviço Pediátrico, afirma que “as melhores pessoas para falarem sobre o cancro pediátrico são os próprios”. Para além da sensibilização, a equipa pedagógica afirma ainda que a exposição serve de ponto de partida para um estudo científico na área das ciências da educação.

A exposição “De que cor é o cancro?” vai estar exposta no IPO-Porto durante duas semanas. Depois disso, poderá ser vista em vários pontos da cidade.

Artigo editado por Filipa Silva.