Fevereiro marca o regresso das competições europeias de futebol. A Liga dos Campeões e Liga Europa voltam esta semana aos relvados de alguns dos estádios europeus.

Nas cidades de Madrid e Dortmund é dado, esta terça-feira, o pontapé de saída dos oitavos de final da Liga dos Campeões.

O Atlético joga em casa frente ao detentor do título, o Liverpool. No “Wanda Metropolitano” a equipa de Simeone procura vencer o futebol “rock and roll” de Jürgen Klopp. Frente a frente, dois treinadores e duas equipas em polos opostos no que diz respeito à performance das suas equipas. O Atlético não consegue encontrar uma fórmula vencedora na liga espanhola, enquanto a equipa de Klopp continua invicta no seu “passeio” pela liga inglesa.

Na Europa, é onde a equipa de Simeone se tem sentido mais confortável. O Atlético de Madrid perdeu apenas um dos últimos 25 jogos europeus em casa, não tendo sofrido golos em dez deles, e concedeu apenas um golo nos últimos 11 jogos caseiros na fase a eliminar da UEFA Champions League.

Um confronto de dois históricos do futebol europeu, para assistir em Portugal a partir das 20h00 na Eleven Sports.

No outro jogo do dia, o Borussia de Dortmund e o PSG vão tentar desempatar a estatística recente dos dois clubes no confronto direto. Dois empates, nos dois últimos jogos, com um golo marcado para cada equipa.

As estrelas da cidade luz vão tentar ofuscar outra estrela em ascensão da equipa de Dortmund. Inge Haaland, que parece saído de outra galáxia, não para de marcar golos desde que trocou em janeiro o Red Bull Salzburgo pelo Borussia.

Quarta-feira, sobe o pano nos palcos da cidade de Bergamo e no bairro londrino de White Hart Lane. A Atalanta defronta o Valência e o Tottenham de José Mourinho joga com o Leipzig da Alemanha. Os eixos latino e anglo-saxónico voltam a cruzar-se na próxima semana com o Chelsea-Bayern Munique e Nápoles-Barcelona no dia 25, e com o Lyon-Juventus e o Real Madrid-Manchester City no dia seguinte, a completarem a primeira mão dos oitavos de final da “Champions”.

Clubes Portugueses só na Liga Europa

Sobreviventes das competições europeias, os clubes portugueses entram em campo esta quinta-feira para a discussão dos 16 avos-de-final da Liga Europa.

O Benfica vai tentar “chutar” para canto a mini “crise” que tem assolado a equipa na última semana no frio da Ucrânia. Os encarnados defrontam pelas 17h55, em Kiev, o Shaktar Donetsk, jogo que pode ser acompanhado na SIC.

O Sporting joga também à mesma hora, mas em Alvalade com os turcos do Istambul Başakşehir. O jogo pode ser visto na SportTv.

À hora do jantar (20h00) são servidos mais dois jogos que envolvem equipas portuguesas. O FC Porto joga na Alemanha com o Bayern de Leverkusen. Depois de ambos terem começado a época na Liga dos Campeões (o FC Porto foi eliminado ainda na pré-eliminatória pelo Krasnodar). O jogo, transmitido na SportTv, vai ser o primeiro entre estes dois clubes nas competições europeias.

O Sporting de Braga de Ruben Amorim vai tentar levar para a Escócia o excelente momento de forma da equipa bracarense. Os arsenalistas defrontam em Glasgow Rangers de Steve Gerrard. O encontro será também transmitido pela SportTv.

Artigo editado por Filipa Silva